Os 15 Melhores Guitarristas do Mundo (que ainda estão vivos)

    1086

    No início deste ano, a famosa revista Guitar World liberou uma lista especial, com o intuito de elencar os melhores guitarristas do mundo em todos os tempos. E sim, como costuma acontecer com publicações desse tipo, muita gente curtiu, mas muita gente reclamou.

    De qualquer forma, a seleção até ficou bem interessante, mas como o foco foi dado aos guitarristas de “todos os tempos”, resolvi editar essa relação neste post, a fim de considerar apenas os músicos que ainda estão vivos. Sim, vou seguir a mesma ordem, mas vou retirar aqueles guitarristas que, infelizmente, não estão mais entre nós.

    Desse modo, a gente vai acabar com uma pequena lista, na qual os 15 melhores guitarristas do mundo (que ainda estão vivos) vão ser apresentados. Então, se você curte o som dos “Deuses da Guitarra”, é bom não deixar de ler até o fim… posso “dar o play”?

    Lindsey Buckingham (15º nesta lista, 22º no ranking da Guitar World)

    Abrindo esta lista com os melhores guitarristas do mundo (que ainda estão vivos), temos o talentoso Lindsey Buckingham, que entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll por ter sido o principal guitarrista da banda Fleetwood Mac (e foi apenas após a chegada do roqueiro que a banda realmente “emplacou”).

    Buckingham faz parte daquele grupo de guitarristas que são mais discretos e dificilmente apresentam tudo o que sabem fazer (e não deixam dúvidas do que eles sabem fazer). Detalhe: o músico tem alguns álbuns solo interessantes e também manda muito bem nos vocais.

    Pete Townshend (14º nesta lista, 21º no ranking da Guitar World)

    Falemos agora do grande Pete Townshend, que fez história como membro e principal força criativa da lendária banda The Who. O roqueiro está com 77 anos e, junto com seu parceiro Roger Daltrey, continua fazendo alguns shows memoráveis em diversos cantos do mundo.

    Aliás, parece que o sr. Townshend está trabalhando em um registro solo e deverá promover a estreia do material ainda em 2023. Lembrando que o músico foi a mente brilhante que idealizou as “Óperas Rock” intituladas Tommy e Quadrophenia.

    Keith Richards (13º nesta lista, 18º no ranking da Guitar World)

    Criador de riffs lendários, Keith Richards é o guitarrista dos Rolling Stones e muitos o consideram como um dos maiores nomes do Rock and Roll do século XX. De fato, não são poucos os grandes músicos que reconhecem a influência do artista em seus próprios trabalhos.

    Apesar de a sua banda não estar mais produzindo canções novas (alguns rumores indicaram que isso pode mudar), Richards continua “mandando ver” nos shows e apresentando total domínio sobre o instrumento, com direito a diversos tipos de afinação e, em alguns casos, guitarras com uma corda a menos.

    Joe Walsh (12º nesta lista, 17º no ranking da Guitar World)

    Joe Walsh não tem aparecido muito nos feeds de notícias da mídia especializada, mas é inegável que o cara sabe tocar guitarra. Não à toa, quando ele foi recrutado para a lendária banda The Eagles, “as coisas ficaram sérias” e os solos ganharam um “colorido especial”.

    Vale destacar que o músico não libera material novo há um bom tempo, mas ainda faz diversos shows “aqui e ali” e tem um histórico com muitas participações especiais em trabalhos de outras lendas. Em suma, Joe Walsh é um guitarrista talentoso e muito respeitado.

    Billy Gibbons (11º nesta lista, 15º no ranking da Guitar World)

    Em um primeiro momento, Billy Gibbons chama a atenção pelo estilo. O líder do ZZ Top é uma figura que se destaca e acaba deixando uma impressão muito forte em quem o assiste. Daí, quando ele assume o controle da guitarra tudo fica ainda mais impressionante.

    Mesmo estando com 73 anos, Billy continua trabalhando “a todo vapor”, com o ZZ Top, em seus projetos solo e nas colaborações com outros artistas. Em outras palavras, esse guitarrista é uma “máquina” que vai fazer música até o último suspiro.

    Angus Young (10º nesta lista, 13º no ranking da Guitar World)

    No ranking com os melhores guitarristas do mundo em todos os tempos da revista Guitar World, Angus Young foi citado junto com seu irmão, Malcolm Young (que faleceu em 2017). Porém, como o roqueiro continua “mandando ver”, resolvi deixar a 10ª posição desta lista só para ele.

    E, claro, o cara fez por merecer. Não faz muito tempo, o AC/DC lançou um álbum de inéditas e os solos feitos por Angus Young continuam tão bons quanto sempre foram. Melhor ainda, nos espetáculos ao vivo, o músico, no auge dos seus 67 anos, continua esbanjando energia.

    Mark Knopfler (9º nesta lista, 12º no ranking da Guitar World)

    Mark Knopfler é outro guitarrista lendário que tem estado longe dos holofotes, mas continua merecendo todos os elogios. O roqueiro entrou para a história como frontman da banda Dire Straits, mas também tem uma discografia solo invejável e já produziu grandes artistas, como Tina Turner, Bob Dylan, entre outros.

    É sempre bom destacar que Mark Knopfler é um guitarrista canhoto que toca como se fosse destro, fazendo uso de uma técnica que combina os dedos de uma forma nada convencional. Só por isso, o músico já é digno de aplausos, mas suas composições também são incríveis.

    Carlos Santana (8º nesta lista, 11º no ranking da Guitar World)

    Eu costumo dizer que os melhores guitarristas do mundo deixam claro que são eles que estão tocando só pelo timbre da guitarra. E o lendário Carlos Santana é um dos caras que conseguem fazer isso. Você simplesmente sabe quando é ele quem está no comando da guitarra de uma canção (mesmo nas colaborações com outros artistas).

    Esse guitarrista icônico também está há um bom tempo sem liberar material novo, mas, de vez em quando, temos notícias relacionadas com um show feito em algum lugar. De todo modo, o fato é que esse senhor de 75 anos ainda tem muita “lenha para queimar”.

    Slash (7º nesta lista, 10º no ranking da Guitar World)

    Se você compareceu a algum show recente do Guns ‘N Roses, deve ter percebido que o vocalista Axl Rose não é mais o mesmo, mas o guitarrista Slash continua tão bom quanto sempre foi (e não seria exagero algum dizer que ele é a maior atração do Guns hoje em dia).

    Para a alegria dos fãs, o roqueiro ainda tem alguns projetos paralelos rolando e até lançou um álbum no ano passado, por meio do projeto Slash ft. Myles Kennedy & The Conspirators. Com toda a certeza, esse é um dos guitarristas mais emblemáticos de todos os tempos.

    Alex Lifeson (6º nesta lista, 8º no ranking da Guitar World)

    Quando a banda Rush chegou ao fim, muitos pensaram que Alex Lifeson e Geddy Lee iriam se aposentar, mas, felizmente, isso não aconteceu. Os músicos estão sempre fazendo participações especiais, mas Lifeson foi além e fundou uma banda muito interessante, que foi batizada como Envy of None.

    Nessa banda, o guitarrista não exibe seu talento ao máximo, mas todos já sabem o que ele é capaz de fazer. Devido a isso, sua presença nesta lista com os melhores guitarristas do mundo (que ainda estão vivos) é mais do que justa (e vale a pena continuar acompanhando as movimentações do músico).

    Ritchie Blackmore (5º nesta lista, 7º no ranking da Guitar World)

    Conhecido por ter um “gênio difícil”, Ritchie Blackmore costuma ser deixado de lado, mas é inegável que o roqueiro tem total domínio sobre a guitarra. Hoje, ele comanda a banda Blackmore’s Night (Folk Rock), mas foi um dos membros fundadores das bandas Deep Purple e Rainbow.

    Famoso por criar problemas e gerar situações polêmicas, Ritchie Blackmore também se destacou por ser um verdadeiro virtuoso, com solos que combinam escalas modernas com composições da música clássica. Resumindo, o músico é genial, apesar de ser bastante complicado.

    David Gilmour (4º nesta lista, 6º no ranking da Guitar World)

    Atualmente, David Gilmour tem chamado mais atenção na mídia por conta das “briguinhas” com Roger Waters, mas seu talento continua o mesmo. O roqueiro entrou para a história como membro do Pink Floyd e sua discografia solo também tem alguns trabalhos dignos de nota.

    Gilmour também é um daqueles guitarristas cujo timbre você consegue identificar mesmo quando ele não é citado na gravação. E jamais podemos esquecer que o músico é responsável por alguns dos solos de guitarra mais expressivos de todos os tempos (canções como “Comfortably Numb”, “Dogs”, “Mother”, etc.).

    Eric Clapton (3º nesta lista, 5º no ranking da Guitar World)

    Eric Clapton é outro guitarrista que também tem fama de “problemático”. Na verdade, as notícias sobre o músico que surgiram nos últimos tempos quase não foram sobre música, já que ele esteve metido em situações polêmicas envolvendo a pandemia e a vacina contra o COVID-19.

    Mesmo assim, o lendário “slowhand” é uma força a ser reconhecida. O músico é um dos mais influentes de todos os tempos e seu domínio sobre o instrumento é notável. Recentemente, ele até deixou isso muito claro, ao colaborar em uma das canções do novo álbum do lendário Ozzy Osbourne.

    Jimmy Page (2º nesta lista, 3º no ranking da Guitar World)

    Jimmy Page já era um músico de estúdio renomado quando resolveu fundar o Led Zeppelin. Por conta disso, ele conseguiu encontrar músicos tão bons quanto ele e acabou entrando para a história do Rock and Roll com alguns registros que até hoje são ouvidos de forma exaustiva.

    Quando o Led chegou ao fim, Page ainda trabalhou em diversos projetos, mas já faz um tempo que não temos novidades mais palpáveis e muitos ainda estão esperando uma nova reunião com Robert Plant, John Paul Jones e Jason Bonham… Será que vai rolar?

    Brian May (1º nesta lista e no ranking da Guitar World)

    Fechando esta lista com os melhores guitarristas do mundo (que ainda estão vivos), temos o eterno Brian May, com sua guitarra Red Special única e um timbre inconfundível. O roqueiro entrou para a história representando a banda Queen e também gravou alguns discos solo memoráveis.

    Ostentando uma técnica apurada e fazendo uso de alguns efeitos bem característicos, Brian May é outro guitarrista que tem um som com uma identidade própria. Logo, podemos dizer que o 1º lugar desta lista e o 1º lugar do ranking da revista Guitar World estão em boas mãos.

    E esses são os melhores guitarristas do mundo (que ainda estão vivos)

    De modo geral, o ranking da revista Guitar World considerou diversas lendas, mas também contou com muitos roqueiros que, infelizmente, já não estão mais entre nós. Por isso, essa edição tratou de focar apenas naqueles que continuam defendendo a bandeira do bom e velho Rock and Roll.

    E é isso! Esses são os melhores guitarristas do mundo (que ainda estão vivos) e tenho certeza que você gostaria de fazer algumas edições nesta lista. Se esse for ocaso, sugiro que você compartilhe o post indique os nomes que você acha que deveriam ter sido lembrados pela revista Guitar World. Conto com a sua participação. Até a próxima…