Festivais de Música: os 13 maiores eventos do mundo

    301

    Quando falamos em Festivais de Música, temos alguns eventos que acabam se destacando por conta das proporções e do apelo junto aos fãs dos mais diversos gêneros. E, claro, essas celebrações épicas acontecem em diversos cantos do mundo.

    Aqui no Brasil, por exemplo, temos uma boa série de eventos de grande porte, mas alguns se destacam mais. Em outros países, o mesmo acontece. Sabendo disso, eu resolvi montar esta lista, a fim de apresentar os 13 maiores eventos de todo o mundo.

    Como irá notar, tratei de focar em festas que atraem legiões de fãs a cada edição e continuam garantindo a diversão com alguns line-ups dignos de nota. Então, se você está querendo decidir o seu próximo “destino musical”, sugiro que não deixe de conferir até o fim… vamos explorar as opções?

    Coachella Valley Music and Arts Festival

    Para abrir esta lista com os maiores festivais de música do mundo, temos o Coachella Valley Music and Arts Festival, que teve a sua primeira edição em 1999 e é realizado anualmente lá na cidade de Coachella, Califórnia (Estados Unidos).

    Em linhas gerais, essa é uma festa bem eclética, na qual temos representantes do Pop, do Rock, do Hip Hop e de outros gêneros dividindo o mesmo palco. E mais, até mesmo alguns grupos de K Pop já fizeram história ao sacudir a galera durante o evento.

    Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts

    Falemos agora de um festival que já vem sendo realizado desde 1970 e recebeu o título de segundo maior festival de música a céu aberto em todo mundo. Aliás, muitos dizem que o Coachella (citado acima) é a versão estadunidense desse festival que acontece no sudoeste da Inglaterra.

    No que diz respeito às atrações, os line-ups da festa sempre contam com grandes nomes da música mundial. Na edição deste ano, por exemplo, teremos a despedida do lendário Elton John e outros grandes headliners, ou seja, as coisas vão esquentar.

    Montreal International Jazz Festival

    Para quem curte um bom Jazz, um evento imperdível é o Montreal International Jazz Festival, que vem sendo realizado anualmente desde 1980, na cidade de Montreal (Canadá). E sim, temos aqui um evento de grande porte, que já entrou para o livro dos recordes como o maior festival dedicado ao Jazz em todo o mundo.

    Cabe ressaltar que as edições desse grande evento costumam contar com mais de 3 mil artistas vindos de diversos países e a quantidade de fãs supera a casa dos milhões. Em outras palavras, essa é uma festa imperdível para aqueles que pretendem visitar o Canadá no meio do ano.

    Primavera Sound

    Chamando a atenção dos fãs da boa música desde 2001, o Primavera Sound é outro grande evento que não poderia ficar de fora desta lista com os maiores festivais de música do mundo. A festa nasceu na Espanha, mas já teve edições em países como Portugal, Estados Unidos, Chile e Argentina.

    No que tange aos line-ups, geralmente o evento oferece atrações para quem curte música alternativa, mas também temos a chance de conferir artistas que estão “ditando certas tendências”. Assim, no fim das contas, quem comparece ao evento sempre tem acesso a grandes shows.

    Lollapalooza

    E por falar em grandes shows, temos aqui o conhecido Lollapalooza (Lolla, para a galera do Brasil). O festival nasceu em 1991, lá nos Estados Unidos, e nunca teve uma sede fixa. Não à toa, já tivemos edições no Chile, na Colômbia, na França, na Argentina e, claro, no Brasil.

    Como os fãs brasileiros bem sabem, essa festa é marcada por apresentar line-ups focados em diversos gêneros musicais. De uns tempos para cá, o Rock até tem sido deixado de lado, mas parece que os fãs do evento continuam curtindo bastante essa bela opção de entretenimento.

    Mawazine Rabat

    Dando um “pulinho” na África, nos deparamos com o Mawazine Rabat, que acontece anualmente na cidade de Rabat (Marrocos) e vem garantindo a diversão de milhões de pessoas desde 2001, com performances de artistas locais e internacionais.

    Vale ressaltar que o festival foca em artistas de diversos gêneros, como o Pop, o R&B, o Hip-Hop, entre outros, e algumas lendas da música mundial conseguiram atrair grandes legiões de fãs em certas edições da festa. Sem dúvidas, esse é um evento de proporções colossais.

    Rock In Rio

    No ponto médio desta lista com os maiores festivais de música de todo o mundo, resolvi posicionar o icônico Rock In Rio. Essa grande celebração de origem brasileira teve a sua primeira edição em 1985 e, após a quarta edição, começou a ser realizada em um formato bianual (a cada dois anos).

    Por se tratar de uma festa muito respeitada em todo o mundo, o Rock In Rio acabou sendo exportado para outros países, tendo edições em Portugal, Espanha e Estados Unidos. Lembrando que, apesar da presença do termo Rock no nome do evento, os line-ups têm ficado cada vez mais ecléticos nos últimos anos.

    Tomorrowland

    Agora, se você é fã da música eletrônica, não há festival mais importante do que o lendário Tomorrowland. Essa festa foi criada na Bélgica e vem sendo realizada anualmente desde 2005. Em certos anos, tivemos edições especiais em outros países (o Brasil foi uma sede em 2016), mas é no país europeu que a coisa fica realmente movimentada.

    Esse evento chama a atenção, pois seus organizadores sempre tentam criar uma “atmosfera Disney”, ou seja, quem consegue assegurar um lugar nessa grande celebração da música eletrônica tem acesso a momentos mágicos, com direito a muitas luzes e efeitos especiais.

    Reading and Leeds Festival

    Voltando à Inglaterra, temos o evento Reading and Leeds Festival, que é um par de festivais, na verdade. Como seu nome sugere, essas festas acontecem nas cidades de Reading e Leeds (Inglaterra) de forma simultânea e temos apresentações dedicadas a diversos gêneros.

    É importante ressaltar que esse festival acontece desde 1961, mas só fixou sua base em Reading em 1971 e a cidade de Leeds só foi “adicionada ao circuito” em 1999. Desde então, as coisas têm ficado bem interessantes para aqueles que têm a chance de estar nessas cidades durante o mês de agosto.

    Pol’and’Rock Festival

    Usando como fonte de inspiração o lendário Woodstock, o Pol’and’Rock Festival é um dos maiores festivais de música do mundo e acontece desde 1995, tendo como sede a cidade de Czaplinek, na Polônia. Apesar de ter uma inclinação muito forte para o Rock, hoje o festival também conta com artistas de outros gêneros.

    Mesmo assim, esse é um daqueles eventos nos quais as guitarras ainda estão no centro das atenções. Portanto, para os roqueiros de plantão que estão pensando em visitar a Polônia, temos aqui uma opção de entretenimento imperdível, que sempre acontece entre os meses de julho e agosto.

    Fuji Rock Festival

    Focando no Rock e na música eletrônica, o Fuji Rock Festival é a parada obrigatória para os fãs da boa música que decidirem visitar o Japão no último fim de semana do mês de julho. Essa é uma festa que vem sendo realizada anualmente desde 1997 e sempre garante boas apresentações.

    Classificado como o maior festival de música em céu aberto do Japão, esse evento tem sede na cidade de Niigata e apresenta line-ups formatos por grandes nomes da música japonesa e, claro, alguns dos maiores nomes da música mundial. Logo, podemos dizer que essa é uma festa memorável.

    Summerfest

    Durante um bom tempo, o Summerfest, cuja primeira edição aconteceu em 1968 foi considerado como o maior festival de música de todo mundo, chegando a ser citado no Guinness Book. Todavia, esse recorde foi quebrado em 2015 (já vou falar mais sobre isso).

    De qualquer forma, o fato é que essa festa estadunidense acontece anualmente na cidade de Milwaukee, Wiscosin (Estados Unidos) e oferece um verdadeiro “buffet” para os adoradores da boa música. E como a festa já acontece há muitos anos, não é nem preciso falar que seus palcos já foram frequentados por grandes lendas.

    Donauinselfest

    Arrematando esta lista com os maiores festivais de música do mundo, temos o Donauinselfest, que vem sendo realizado na cidade de Vienna (Áustria) desde 1984. E só para constar, em 2015, esse evento superou o Summerfest e se tornou o maior festival de música em céu aberto de todo o mundo.

    Para você ter uma ideia, cerca de 3 milhões de fãs da boa música curtem os três dias dessa festa e todos sempre saem muito satisfeitas, já que os line-ups apresentam grandes nomes e canções dos mais diversos gêneros. Certamente, essa é uma daquelas festas que marcam a memória.

    E esses são os maiores festivais de música do mundo

    Como pôde perceber, no que diz respeito a grandes eventos relacionados com o mundo da música, os fãs não têm do que reclamar. Há festas de todos os tipos, em diversos cantos do mundo, e eu só foquei nas maiores. Isto é, há outras opções de qualidade à disposição.

    E é isso! Agora você já sabe quais são os maiores festivais de música do mundo e pode começar a se organizar para curtir esses eventos. Nesse caso, sugiro que não deixe de compartilhar o post com seus amigos, com vistas a fazê-los ficar com vontade de encarar essas festas com você. Até a próxima…