Grupos de K Pop: 13 opções para entrar na “onda das canções coreanas”

    348

    Quando os primeiros grupos de K Pop começaram a se destacar no mundo da música, muitos alegaram que essa “onda de canções coreanas” seria passageira. Porém, os anos se passaram e alguns artistas do país asiático continuam marcando presença nos feeds de notícias da mídia especializada.

    Na verdade, a “onda” ficou tão poderosa que certos grupos até quebraram recordes em plataformas de streaming de música e no Youtube. Em outras palavras, o K Pop se tornou um sinônimo de sucesso e parece que veio para ficar.

    Sabendo disso, resolvi montar uma lista com treze grupo de K pop perfeitos para aqueles que desejam começar a curtir as canções criadas pelos artistas coreanos. Como irá notar, minha seleção reuniu a elite do “movimento”. Então, vale a pena conferir até o fim… vamos “dar o play”?

    Exo

    Para abrir esta lista com grandes grupos de K Pop para quem deseja começar a curtir o trabalho dos artistas coreanos, resolvi citar o Exo, que estreou em 2012. Esse é um grupo lendário, que estava na “linha de frente”, quando a “onda” começou a ganhar força no cenário internacional.

    O Exo tem uma história bem movimentada e até chegou a encerrar suas atividades em dado momento. No entanto, hoje o grupo formado por Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun continua garantindo muitas alegrias para a sua gigantesca base de fãs.

    Twice

    O Twice, formado pelas talentosas Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu foi fundado em 2015 e não demorou muito para se tornar um dos ícones do “movimento K Pop”, com suas canções animadas e cheias de vida.

    Vale destacar que o grupo teve origem em um reality show comandado pela produtora JYP Entertainment. Essa atração contou com 16 participantes e, no fim das contas, ficou decidido que teríamos uma equipe com nove integrantes (e o resto é história, como costumam dizer).

    Seventeen

    Falemos agora do Seventeen, que foi fundado em 2015 e conta com treze integrantes, sendo eles: S.Coups, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, The8, Seungkwan, Vernon e Dino. Detalhe: esse “pelotão” é dividido em três sub-unidades focadas em especializações diferentes.

    Por conta disso, podemos dizer que o som feito pelo Seventeen acaba sendo bastante versátil. Além do mais, os shows ganham uma proporção enorme, já que diversas atrações talentosas dividem as atenções a cada momento. Sem dúvidas, esse é um grupo de K Pop que merece atenção.

    Red Velvet

    Lançado em 2014, o Red Velvet começou a sua carreira com apenas quatro integrantes: Irene, Seulgi, Wendy e Joy. Contudo, em 2015, a SM Entertainment, que é a responsável pela gestão do grupo, promoveu a estreia da talentosa Yeri no time e as coisas ficaram ainda mais interessantes.

    Ao longo dos anos, o grupo recebeu uma boa série de prêmios e se tornou um dos maiores nomes do K Pop. Aliás, em 2021, um álbum em japonês foi liberado e conseguiu fazer muito sucesso. Enfim, o Red Velvet é um exemplo da força da “onda coreana”.

    Stray Kids

    Dentre todos os grupos de K Pop apresentados nesta lista, o Stray Kids é um dos que possuem menos anos de estrelato. O grupo foi formado em 2018, pela JYP Entertainment, e sua formação atual conta com Bang Chan, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Jisung, Felix, Seungmin e I.N, pois Woojin acabou “abandonando o barco” em 2019.

    Apesar de ter menos de cinco anos na estrada, o grupo já conseguiu atrair os olhares (e ouvidos) de uma grande quantidade de fãs e segue realizando shows em diversos cantos do mundo. E só para constar, os músicos têm o costume de lançar diversos “mini álbuns” que também merecem atenção.

    Itzy

    O Itzy também é um grupo que nasceu quando o K Pop já era uma realidade (2019), mas não podemos negar que as excelentes Yeji, Lia, Ryujin, Chaeryeong e Yuna já conseguiram conquistar um lugar de destaque nas playlists dos adoradores do “movimento coreano”.

    Esse grupo tem uma história curiosa, pois Cheryoeong chegou a participar do reality show que deu origem ao Twice, mas acabou sendo eliminada. Daí, ela deu a volta por cima e se tornou a primeira integrante da equipe. E sim, as outras cantoras também tiveram belas trajetórias.

    TXT

    No ponto médio desta lista com grupos de K Pop perfeitos para quem deseja começar a curtir as canções coreanas, resolvi posicionar o TXT, que também nasceu em 2019. É importante ressaltar que o grupo ficou conhecido como o “super estreante global”, pois fez grande sucesso antes mesmo da estreia.

    E mais, quando Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai lançaram seu primeiro EP, o registro chegou a figurar nas paradas de sucesso da Billboard, sendo a maior estreia da “onda coreana” na época (considerando apenas os grupos masculinos).

    Aespa

    Por ter sido fundado em 2020, o Aespa pode ser considerado como o “calouro desta lista”. Mesmo assim, em seus poucos anos de carreira, as artistas Karina, Winter, Giselle e Ningning já conseguiram realizar alguns feitos impressionantes, como a apresentação no palco principal do festival Coachella.

    Outro grande feito do grupo foi ter sido incluído na lista de “Líderes da Próxima Geração”, que foi criada pela revista Time. Em suma, podemos dizer que as artistas têm um poder de influência enorme sobre a juventude e suas canções ainda vão dar o que falar no futuro.

    Shinee

    E como eu falei do “grupo calouro” da lista, nada mais justo do que falar sobre o “grupo veterano”. Pois é! O Shinee foi fundado em 2008 e pode ser descrito como o primeiro impulsionador da “onda coreana”, já que o “movimento” ainda estava ganhando forma quando a história do grupo começou.

    De modo geral, Onew, Key, Minho e Taemin foram os responsáveis por pavimentar o caminho para outros grupos, mas continuam fazendo muito sucesso. Lembrando que o grupo sofreu um duro golpe em 2018, quando Jonghyun, um dos vocalistas principais, faleceu.

    Mamamoo

    Com uma boa quantidade de lançamentos de peso em sua discografia, o Mamamoo também é uma força a ser reconhecida, quando falamos em grupos de K Pop. Essa equipe foi fundada em 2014 e suas integrantes (Solar, Moonbyul, Wheein e Hawsa) são idolatradas por muitos fãs.

    De acordo com as informações, Wheein quase chegou a deixar o grupo em 2021, mas um novo contrato foi feito e deverá ser encerrado no fim deste ano. Portanto, os fãs estão meio apreensivos, quanto ao futuro do Mamamoo. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada no trabalho das artistas.

    Got7

    O Got7 também foi apresentado ao público por meio de um reality show. Por consequência, quando a história dessa equipe começou a ser escrita (em 2014), Mark, JB, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom, já eram idolatrados por muita gente.

    Daí, com o passar do tempo e o aumento do apelo da música coreana em todo o mundo, o grupo acabou se tornando um dos ícones do “movimento”, chegando a figurar em algumas ocasiões no topo do World Albuns Charts, da Billboard (o que é um feito e tanto).

    Blackpink

    Elevando o nível desta lista com grupos de K Pop, chegamos ao poderoso Blackpink. Formado pelas talentosas Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, o grupo se tornou um fenômeno mundial e já quebrou uma boa série de recordes que muitos artistas americanos sequer sonharam em alcançar.

    Classificado por muitos como o “maior girl group” de todo o mundo, o Blackpink é um sucesso nas plataformas de streaming, no Youtube e em qualquer lugar. Para completar, sua base de fãs é uma das mais poderosas do planeta. Sem dúvidas, essa é uma opção obrigatória para quem deseja conhecer o K Pop.

    BTS

    E se o Blackpink é o maior nome da “ala feminina do K Pop”, o BTS é o maior nome da “ala masculina”. Isso mesmo! O grupo foi fundado em 2013 e acabou comandando a “onda coreana”, tornando-se um dos maiores expoentes do “movimento”.

    No momento, o BTS está em um hiato programado, já que seus membros (Seokjin, Yoongi, Hoseok, Namjoon, Jimin, Taehyung e Jungkook) estão se dedicando ao serviço militar, lá na Coreia do Sul. Obviamente, quando essas obrigações ficarem para trás o grupo vai voltar com tudo.

    E agora você tem uma lista com ótimos grupos de K Pop para curtir

    Como pôde perceber, o “movimento” K Pop conta com diversos expoentes e todos eles oferecem algumas músicas de alto nível. Sim, há outros grupos igualmente importantes, mas a minha seleção foi criada apenas para incitar a sua curiosidade.

    E é isso! Agora você tem uma lista com os melhores grupos de K Pop para curtir e pode começar a se aprofundar nas pesquisas, com vistas a conhecer os melhores produtos gerados pelos artistas coreanos. Por fim, peço que não deixe de compartilhar o post. Até a próxima…