15 Bandas de Rock Antigas que continuam “mandando ver”

    503

    É bem verdade que o Rock and Roll não é mais o principal gênero musical do mundo, mas não podemos negar que algumas bandas de rock antigas seguem bastante ativas, ou seja, elas ainda conseguem movimentar grandes legiões de fãs nos mais diversos países.

    Infelizmente, algumas bandas já perderam alguns membros ou chegaram ao fim por conta de certas brigas, mas muitas continuam fazendo canções de qualidade e realizando shows de proporções épicas. E sim, é isso o que eu quero dizer com o termo “mandando ver”.

    Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista para falar sobre algumas bandas que já existem há décadas e ainda estão trabalhando em novas canções e turnês. Então, se você é fã do bom e velho Rock and Roll, sugiro que não deixe de acompanhar até o fim… vamos dar uma olhada no meu “line-up”?

    The Who (desde 1964)

    Para abrir esta lista com bandas de rock antigas que continuam na ativa e “mandando ver”, temos o lendário The Who. A banda já passou por muitos altos e baixos, perdeu membros importantes, chegou a encarar uma separação, mas continua “firme e forte”.

    De modo geral, hoje o The Who tem apenas dois membros oficiais (Roger Daltrey e Pete Townshend), mas essa dupla está sempre muito bem acompanhada. Assim, os shows sempre acabam sendo regados a grandes clássicos (executados de forma primorosa).

    Mötley Crüe (1981)

    Desde a sua fundação, a banda Mötley Crüe teve diversas formações e passou por algumas pausas bem longas. Aliás, na fase atual, o famoso guitarrista John 5 foi recrutado para o lugar do lendário Mick Mars, o que deu aos shows um atrativo adicional bem interessante.

    Vale lembrar também que os músicos até realizaram uma turnê de despedida em 2015, mas parece que eles não conseguiram ficar parados por muito tempo. Assim, em 2019, a banda retornou com tudo. Sem dúvidas, essa lenda do Rock oitentista ainda merece atenção.

    Jethro Tull (1967)

    Lenda do Rock Progressivo, o Jethro Tull entrou para a história por introduzir uma flauta icônica em suas canções. Além disso, os álbuns da banda sempre ofereceram diferenciais que mexeram com as mentes dos fãs. Ainda assim, em 2011, a banda deu início a um longo período sem novidades.

    Felizmente, em 2022, os roqueiros retornaram com um novo álbum e continuam fazendo a alegria dos fãs. Melhor ainda, eles já confirmaram que estão trabalhando em um novo registro, o que quer dizer que ainda vamos ter boas notícias desses artistas lendários.

    Red Hot Chilli Peppers (1983)

    Por conta da sua pegada mais tranquila e jovial, o Red Hot Chilli Peppers faz a gente se esquecer de que a banda já está na ativa há muitas décadas. Não, os músicos da banda nem sempre se dão bem e a formação até já mudou em algumas ocasiões, mas o som continua muito bom.

    Além do mais, em 2022, os roqueiros lançaram não um, mas dois álbuns novos, o que quer dizer que eles estão em uma excelente fase. Na verdade, não seria exagero algum dizer que o Red Hot continua sendo uma das bandas de Rock mais importantes do mundo.

    Journey (1973)

    Apesar de não ter mais o grande Steve Perry como “frontman”, o Journey é mais uma banda que continua “firme e forte”. Para ilustrar isso, temos o excelente álbum “Freedom”, que foi lançado em 2022, e mostrou que o vocalista Arnel Pineda tem o que é preciso para cantar os grandes hits criados pelos roqueiros ao longo dos anos.

    Cabe lembrar que a banda chegou a ficar fora dos palcos na transição entre as décadas de 1980 e 1990, mas, após o retorno em 1995, as movimentações têm sido bem intensas, com direito a diversas formações, alguns álbuns interessantes e belas apresentações ao vivo.

    Queen (1970)

    Quando o icônico Freddie Mercury faleceu, muitos acreditaram que o Queen iria chegar ao fim. Contudo, Bryan May e Roger Taylor decidiram continuar carregando a bandeira da banda. Em dado momento, eles chegaram a contar com o apoio do vocalista Paul Rodgers, mas é o talentoso Adam Lambert que está no papel de frontman atualmente.

    Fazendo uso do nome Queen + Adam Lambert, os músicos continuam fazendo belas apresentações ao redor do mundo e ainda são grandes as expectativas em relação a um possível novo álbum de inéditas. Mesmo assim, por ora, os grandes clássicos da carreira da banda continuam sendo executados com maestria.

    ZZ Top (1969)

    Antes do falecimento do baixista Dusty Hill (em 2021), o ZZ Top tinha se tornado a única banda de Rock a ter todos os membros originais trabalhando juntos por mais de 50 anos. Logicamente, isso quer dizer que a perda do roqueiro acabou colocando o futuro da banda em dúvida.

    Mas essa dúvida não durou muito. Dias depois, Billy Gibbons confirmou que o último pedido do finado Dusty Hill foi: “mantenha o ZZ Top vivo”. E, claro, essa missão tem sido cumprida até o momento, com direito a alguns shows memoráveis e um baixista que já trabalhava com a banda como técnico de instrumentos.

    AC/DC (1973)

    No ponto central desta lista com bandas de rock antigas que seguem na ativa, resolvi posicionar o poderoso AC/DC. Essa lenda do Rock também sofreu um duro golpe, com a perda do incomparável Malcolm Young, mas os membros remanescentes continuaram com o show. E que show!

    Em 2020, um novo álbum, intitulado “Power Up” surgiu após cerca de seis anos sem lançamentos inéditos e deixou claro que os caras ainda estão “mandando ver”. Lembrando que, por um determinado momento, Axl Rose ficou na posição de frontman, enquanto Brian Johnson se recuperava de um problema de saúde.

    Judas Priest (1969)

    Ícone do Heavy Metal, o Judas Priest construiu uma carreira muito sólida e deu aos fãs um grande conjunto de álbuns de qualidade. Obviamente, a carreira dos roqueiros foi marcada por alguns altos e baixos, mas o fato é que eles continuam movimentando “as massas”.

    Outro ponto que merece ser ressaltado foi a inclusão da banda no Rock and Roll Hall of Fame há pouco tempo. A organização do Hall reconheceu o poder do trabalho dos músicos e decidiu imortalizá-los. Com isso, eles acabaram ficando com os ânimos renovados e tudo indica que um novo álbum está a caminho.

    Deep Purple (1968)

    Contando com diversas formações distintas ao longo dos seus muitos anos de carreira, o Deep Purple é uma das bandas mais espetaculares para se acompanhar ao vivo. Aliás, os roqueiros foram citados no Guinness Book como a banda com o som mais alto em performances ao vivo em todo o mundo.

    Curiosamente, hoje o Deep Purple só conta com um dos seus membros fundadores e sua lista de ex-membros daria para formar pelo menos umas outras duas bandas incríveis. Sim, esse é o poder do Purple e os caras continuam fazendo um som de alta qualidade.

    Iron Maiden (1975)

    O lendário Iron Maiden também tem uma longa lista de ex-membros, mas a sua formação definitiva (que continua unida há muitos anos) já está eternizada na história do Rock. E mais, os músicos seguem promovendo alguns dos shows mais espetaculares da indústria da música.

    Pois é! Todas as turnês do Iron têm proporções colossais, com direito a grandes cenários, efeitos e muito mais. Ainda assim, o que realmente chama a atenção é o fato de o som feito pelos caras continuar muito bom. Certamente, essa é uma banda que todos devem ouvir ao vivo, gostando ou não.

    Lynyrd Skynyrd (1964)

    Por conta de um trágico acidente, a história do Lynyrd Skynyrd quase chegou ao fim em 1977. Na época, muitos músicos, incluindo o lendário Ronnie Van Zant, acabaram morrendo. Porém, em 1987, o Skynyrd ressurgiu das cinzas e continua vivo até hoje.

    Comandada por Johnny Van Zant (irmão do falecido frontman), a banda segue fazendo shows regados a muitos solos de guitarra e canções icônicas. É bom destacar que muitos fãs continuam esperando por um novo álbum de inéditas, mas o bom mesmo é saber que os caras continuam “mandando ver” em diversos cantos do planeta.

    Metallica (1981)

    Preparando mais um álbum de inéditas no momento, o Metallica tem sido uma das bandas de rock antigas mais ativas dos últimos tempos. De alguma forma, os músicos se adaptaram “aos novos tempos” e estão sempre figurando nos feeds de notícias da mídia especializada e chamando a atenção no Youtube.

    A banda também teve algumas fases conturbadas, mas vêm mantendo a mesma formação desde 2003 e os shows continuam memoráveis. Não à toa, sempre podemos contar com a presença do Metallica nas listas de atrações dos festivais realizados aqui no Brasil.

    Scorpions (1965)

    Carregando o peso de ser a primeira banda de Hard Rock fundada na Alemanha, o Scorpions conseguiu atrair a atenção de todo o mundo, com algumas canções memoráveis. Ao longo dos anos, diversos músicos passaram pela banda, mas, desde a entrada do baterista Mikkey Dee (Motörhead) as coisas têm ficado mais estáveis.

    E foi justamente com a formação atual que a banda lançou o excelente álbum Rock Believer (2022), que apresentou canções com o “DNA dos anos 80” e deixou claro que os roqueiros ainda têm muito a oferecer. Com toda a certeza, o Scorpions é uma força a ser reconhecida.

    The Rolling Stones (1962)

    Para fechar o line-up desta lista com grandes bandas de rock antigas que continuam na ativa, temos os Stones. Sim, muitos estão certos quando dizem que já passou da hora de os roqueiros liberarem material inédito, mas temos que concordar… os shows dos caras ainda são épicos.

    Sendo uma das bandas mais antigas em atividade, o The Rolling Stones não poderia ficar de fora desta lista. E é sempre bom destacar que o show realizado pela banda em Copacabana entrou para a história por ter acumulado um número assustador de fãs.

    Leia também:

      Rival Sons lança sua própria gravadora e promete novidades

    E ainda há outras bandas de rock antigas que mereciam ser citadas

    Como pôde perceber, a minha lista contou com algumas bandas lendárias, mas sei muito bem que acabei deixando muitos nomes importantes de fora. Afinal, o Rock realmente produz bandas que possuem uma longevidade surpreendente (para a nossa alegria).

    Sabendo disso, gostaria de pedir um favor: dá para compartilhar o post com os seus amigos e indicar outras bandas de rock antigas que seguem “mandando ver”? Ao fazer isso, você vai trazer mais pessoas para o site e eu vou poder continuar criando mais seleções como esta. Conto com o seu apoio. Até a próxima…