13 Bandas Brasileiras que produzem canções em inglês

    528

    De modo geral, a língua inglesa gera uma projeção tão grande para os músicos, que não são poucas as bandas brasileiras que decidem deixar o português de lado, com vistas a focar em composições totalmente criadas com o inglês em mente.

    Logicamente, isso gera trabalhos que, no fim das contas, acabam não ficando muito conhecidos aqui no Brasil. Ainda assim, não podemos negar que esse tipo de produção acaba provando que os músicos brasileiros têm potencial para fazer sucesso no exterior.

    Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista para apresentar 13 bandas brasileiras que produzem canções em inglês e são bastante respeitadas “lá fora”. Como irá notar, tratei de incluir alguns ícones e alguns nomes que mereciam ser mais conhecidos do que são… posso “dar o play”?

    Sepultura

    Para abrir esta lista com bandas brasileiras que produzem canções em inglês, resolvi citar uma verdadeira lenda, ou seja, o Sepultura. Fundada em 1984, essa representante do Heavy Metal acabou se transformando em uma grande influência para diversos artistas.

    Ao longo da sua história grandiosa, o Sepultura contou com o apoio de diversos músicos talentosos e hoje até conta com um vocalista estrangeiro. Porém, a “fase de ouro” continua sendo aquela em que os irmãos Cavalera comandavam as ações ao lado de Andreas Kisser e Paulo Jr.

    Hateen

    Fundada em 1994, a banda Hateen até tem algumas canções em português no seu repertório, mas começou a fazer sucesso focando apenas no inglês. Na verdade, a maior parte dos registros da banda dão total ênfase ao referido idioma e os fãs já até se acostumaram.

    Vale ressaltar que a banda também passou por diversas mudanças em sua formação e continua fazendo shows em diversos cantos do Brasil. Aliás, os roqueiros estão sempre oferecendo algo de novo para os fãs, por meio das redes sociais, ou seja, é bom ficar de olho nas movimentações dos caras.

    Cansei de Ser Sexy

    Apesar de estar em um hiato no momento, a banda Cansei de Ser Sexy fez muito sucesso durante o período em que esteve ativa (2003-2013) e sua história acabou atraindo a atenção de muitos fãs, já que tudo começou como uma brincadeira.

    Focando no inglês, a banda criou algumas canções típicas do chamado Indie Rock e até adicionou uma boa quantidade de elementos eletrônicos às canções, o que acabou gerando uma “assinatura” muito peculiar. Sem dúvidas, essa é uma das bandas brasileiras mais interessantes desta lista.

    Dr. Sin

    De modo geral, podemos dizer que a banda Dr. Sin tem uma história dividida em dois ciclos. Isto é, entre 1991 e 2016, tivemos um período marcado por grandes álbuns e belos shows, mas uma aposentadoria foi anunciada. No entanto, desde 2018, os músicos vem trabalhando em novidades.

    É importante destacar que tivemos um grande show em 2021, que focou nas celebrações inerentes aos 30 anos dessa lenda e a formação atual é um power trio que consegue movimentar a galera, com muitas canções em inglês e alguns hits focados no nosso idioma.

    Hellbenders

    Dentre todas as bandas citadas nesta lista, a banda Hellbenders é uma das mais “underground”, já que seu Stoner Rock é conhecido apenas em alguns círculos. Ainda assim, não podemos negar que os caras fazem um trabalho invejável e merecem atenção.

    Cabe lembrar que os músicos deram início a sua carreira em 2014 e chamaram a atenção desde o início, por terem feito gravações em um estúdio lendário na Califórnia. Desde então, diversas canções de peso já foram lançadas e os shows continuam movimentando a galera.

    Garage Fuzz

    Influenciada por bandas lendárias do Hardcore e do Punk Rock americano, a banda Garage Fuzz deu início à sua trajetória em 1991 e continua em atividade até hoje, apesar de a sua formação já ter passado por algumas mudanças bem relevantes.

    Como bons representantes do Punk, os roqueiros defendem a cena underground e continuam garantindo a diversão dos fãs em certos “círculos mais fechados”. Em suma, essa é a opção perfeita para quem curte composições influenciadas por bandas de rock antigas que brilharam entre o fim da década de 1970 e o início da década de 1980.

    Angra

    No ponto central desta lista com bandas brasileiras que produzem canções em inglês, temos outra lenda: o Angra. Fundada em 1991, a banda chamou a atenção por conta do talento incomparável do finado André Matos, que uniu forças com um time de músicos de peso.

    Entre altos e baixos e muitas mudanças em sua formação, o Angra acabou se consolidando como uma lenda do Rock and Roll e uma verdadeira referência para os músicos do Metal. Resumindo, temos aqui uma banda que sintetiza a ideia básica desta lista de forma perfeita.

    Shaman

    E como eu citei o lendário André Matos logo acima, nada mais justo do que falar sobre a banda Shaman, que foi fundada por alguns ex-membros do Angra, incluindo o finado maestro. Lembrando que esse ícone do Metal tem uma história cheia de idas e vindas e algumas canções épicas.

    Pois é! Desde os anos 2000, diversos músicos passaram pelo Shaman e os fãs tiveram a oportunidade de conferir alguns registros memoráveis. Infelizmente, em 2019, André Matos faleceu e uma boa parte do apelo da banda acabou se perdendo, apesar de os membros remanescentes terem “continuado com o show”.

    Black Drawing Chalks

    Com seu som diferenciado, que mescla elementos do Stoner Rock com o Hard Rock e o Rock Alternativo, a banda Black Drawing Chalks construiu uma sólida carreira e continua trabalhando de forma ativa. Detalhe: em 2013, os roqueiros chegaram a ser citados na revista Classic Rock como músicos que mereciam uma atenção especial.

    De fato, o som dos caras tem uma boa série de nuances atrativas e os discos lançados até o momento apresentam um alto nível de qualidade. E para quem nunca ouviu falar dos músicos, vale destacar que eles dividiram os palcos com bandas como Motörhead, Black Label Society, Eagles of Death Metal, entre outros.

    Black Circle

    Em um primeiro momento, a banda Black Circle começou fazendo sucesso com covers da banda Pearl Jam. Para você ter uma ideia, os caras chamaram tanta atenção que até mesmo o lendário Eddie Vedder reconheceu a qualidade do trabalho deles e deu “sua bênção”.

    Contudo, em 2020, os roqueiros decidiram trabalhar em canções próprias e começaram a lançar alguns registros memoráveis. Até o momento, temos dois excelentes álbuns e ambos deixam claro que o Black Circle é uma das melhores bandas brasileiras do momento.

    Krisiun

    Agora, se você curte o sombrio Death Metal, a banda Krisiun é aquela que merece a sua atenção. Em atividade desde 1990, essa lenda já tem algumas turnês mundiais em seu currículo. Nesses shows, claro, os roqueiros conseguiram chamar a atenção de muitos headbangers.

    Outro detalhe importante sobre a banda Krisiun é a excelente reputação na cena underground. De modo geral, os músicos conseguiram sobreviver até hoje com o apoio de uma base de fãs muito fiel, que está sempre dando força em shows limitados, mas cheios de energia.

    Far From Alaska

    A banda Far From Alaska é uma daquelas bandas que, só depois do sucesso “lá fora”, se tornaram conhecidas pelo público brasileiro. Cabe ressaltar que os músicos são muito respeitados no cenário internacional e já participaram de grandes festivais e eventos em todo o mundo.

    Atualmente, o Far From Alaska conta com uma formação reduzida e seu som já passou por muitas mudanças, mas um EP lançado no fim do ano passado deixou claro que os músicos ainda têm muita “lenha para queimar”. Logo, vale a pena dar uma olhada nas faixas dessa ótima banda.

    Ego Kill Talent

    Colocando um ponto final nesta lista com bandas brasileiras que produzem canções em inglês, temos a excelente Ego Kill Talent. Fundada em 2014, essa banda foi outra que fez muito sucesso “lá fora”, antes de ser reconhecida aqui no Brasil. E sim, temos alguns álbuns memoráveis para conferir.

    E só para constar, no ano passado, o vocalista Jonathan Corrêa resolveu deixar a banda e foi substituído pela cantora Emmily Barreto. Por conta disso, muitos estão aguardando pela liberação de novos materiais, a fim de saber qual será o rumo que a banda vai tomar.

    E ainda há outras bandas brasileiras que produzem em inglês!

    Como pôde perceber, a quantidade de bandas brasileiras que produzem canções em inglês não é pequena. E eu tenho consciência de que a minha lista apenas “arranhou a superfície” de um iceberg que esconde outros nomes dignos de nota.

    Sendo assim, vou encerrar esta lista pedindo para você não deixar de compartilhar o post e citar outras bandas brasileiras que produzem em inglês e merecem ser lembradas. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a minha seleção e as suas indicações vão deixar tudo ainda mais interessante. Conto com o seu apoio. Até a próxima…