Bandas Grunge: 13 ícones do movimento que sacudiu a década de 1990

    867

    No início da década de 1990, as bandas grunge acabaram quebrando os limites da cena underground e se tornaram verdadeiros fenômenos do mundo da música. E sim, até hoje esse “movimento” é lembrado pelos fãs do bom e velho Rock and Roll e pelos “historiadores” da indústria fonográfica.

    Além disso, muitas dessas bandas continuam na ativa até hoje e, apesar de não estarem mais no centro das atenções, suas legiões de fãs continuam fieis e lotando shows em diversos cantos do mundo. E no caso das bandas que já chegaram ao fim, temos alguns legados dignos de nota.

    Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi criar este post para falar sobre algumas bandas grunge que entraram para a história e sacudiram a década de 1990. Como irá notar, tratei de incluir até mesmo alguns nomes que acabaram sendo ofuscados pelas gigantes do movimento… posso “dar o play”?

    Soundgarden

    Para abrir esta seleção com bandas grunge, resolvi citar a lendária banda Soundgarden, que foi liderada pelo finado Chris Cornell entre 1984 e 1997 e 2010 e 2017. Logicamente, foi no “primeiro ciclo” que esse grande ícone do “movimento” acabou entrando para a história.

    Vale ressaltar que o Soundgarden só conseguiu fazer sucesso de verdade após o lançamento do terceiro álbum, intitulado “Badmotorfinger”. Nesse disco, diversos clássicos foram apresentados e não seria exagero dizer que estamos falando de um dos registros mais importantes da década de 1990.

    Screaming Trees

    A banda Screaming Trees nunca chegou a fazer o mesmo sucesso dos grandes ícones do “movimento”, mas conseguiu apresentar alguns hits bem interessantes, como a excelente “Nearly Lost You”. Além disso, o finado vocalista Mark Lanegan foi apontado como uma das vozes da sua geração.

    É importante destacar que o som do Screaming Trees foi formado com base em diversas influências, incluindo o Rock Psicodélico e o Hard Rock. Enfim, essa lenda esteve na ativa entre 1985 e 2000 e merecia ter feito mais sucesso do que realmente fez.

    Tad

    Todos aqueles que acompanharam o nascimento do grunge em Seattle sempre destacam que a banda Tad foi aquela que acabou influenciando todas as outras bandas do “movimento”. Curiosamente, o sucesso comercial dessa lenda foi bem limitado, apesar de os fãs a respeitarem muito.

    Enquanto esteve em atividade (entre 1988 e 1999), a banda Tad apresentou uma incrível mescla de elementos do Metal com as ideias e os sons do Punk Rock, o que gerou alguns álbuns bem diferenciados. Sem dúvidas, essa é uma das bandas fundamentais do subgênero.

    Melvins

    Apesar de muita gente ter dificuldades para classificar o som feito pela banda Melvins, não podemos negar que ela acabou sendo uma grande influência para o grunge. Aliás, durante a década de 1990, os roqueiros representaram o “movimento” com propriedade.

    Cabe destacar que a banda foi fundada em 1983 e, apesar dos altos e baixos, continua na ativa até hoje, o que consolida o seu status como lenda do underground. E só para constar, alguns músicos desse trio chegaram a fazer parte de outras bandas grunge que ficaram bem conhecidas.

    Alice In Chains

    Falemos agora de outra gigante do “movimento”. Isso mesmo! A banda Alice In Chains também conseguiu quebrar os limites da cena underground e até fez a alegria de muitos roqueiros durante a década de 1990, sendo apontada por muitos como uma das opções “mais pesadas” do subgênero.

    Liderada por Jerry Cantrell e Layne Stanley, a banda teve um primeiro ciclo entre 1987 e 2002. Daí, Stanley faleceu e uma pausa de três anos foi iniciada. Em 2005, a banda retornou aos palcos e recebeu um novo integrante (William DuVall). Lembrando que, oficialmente, os roqueiros pertencem ao grupo das bandas de rock antigas que seguem na ativa, mas faz um tempo que não temos novidades inéditas.

    Mudhoney

    Mudhoney é mais uma banda que acabou impulsionando os primeiros passos do “movimento”, mas acabou sendo superada e ofuscada pelas gigantes do subgênero. Ainda assim, temos aqui uma opção que até teve potencial para chegar ao mainstream, mas preferiu ficar na cena underground.

    Não à toa, os roqueiros deram início às atividades em1988 e seguem na ativa até hoje. Obviamente, como a ideia é permanecer longe dos holofotes, não são muitas as vezes que vemos o nome Mudhoney sendo citado nos feeds da mídia especializada. De qualquer forma, vale a pena curtir o som dos caras.

    Temple of the Dog

    Como as principais bandas grunge foram fundadas em Seattle, os músicos eram todos velhos conhecidos. Por isso, em alguns casos, eles resolveram criar supergrupos e, claro, não há supergrupo grunge mais famoso do que o lendário Temple of the Dog.

    Formado por membros do Soundgarden e do Pearl Jam, o Temple of the Dog esteve em atividade entre 1990 e 1992, mas algumas reuniões especiais foram realizadas após os anos 2000. Detalhe: Chris Cornell e Eddie Vedder dividiam os vocais, ou seja, estamos falando de uma banda imperdível.

    Mother Love Bone

    Por mais que a banda Mother Love Bone tenha existido apenas entre 1988 e 1990, sua influência para o grunge é inquestionável, já que muitos dos membros dessa lenda acabaram dando vida ao Pearl Jam. Além do mais, o vocalista Andrew Wood, que acabou falecendo em 1990, se tornou um dos ícones do “movimento”.

    Durante o curto período em que esteve na ativa, a banda Mother Love Bone só lançou um álbum de estúdio, que foi batizado como “Apple”. Depois disso, alguns registros póstumos até foram liberados, mas foi esse disco único que acabou marcando a contribuição dos roqueiros para o som da década de 1990.

    Pearl Jam

    E como alguns dos membros do Mother Love Bone fundaram o Pearl Jam, nada mais justo do que citar essa outra gigante do “movimento”, não é verdade? Em atividade desde 1990 e sem dar sinais de cansaço, a banda tem grandes álbuns em sua discografia e segue movimentando as massas.

    Na verdade, não seria exagero algum dizer que, dentre todas as bandas grunge, o Pearl Jam foi o único nome que conseguiu continuar relevante. Melhor ainda, o som dos caras mudou bastante ao longo dos anos e os fãs tiveram a chance de curtir alguns registros impecáveis.

    Stone Temple Pilots

    Por não ter sido formada em Seattle, a banda Stone Temple Pilots costuma ser deixada de lado, quando o assunto é bandas grunge. No entanto, o som feito pelos caras se encaixa bastante com o “movimento” e seu principal período em atividade (1989 a 2002) compreende toda a década de 1990.

    Outro detalhe importante é o fato de que a banda já contou com diversos vocalistas, mas foi durante a “era” do finado Scott Weiland que os maiores hits foram lançados. Mesmo assim, os discos recentes (com o frontman Jeff Gutt) conseguiram fazer os fãs ficarem bem animados.

    L7

    Agora, para aqueles que curtem o som feito pelas mulheres do Rock, a banda L7 é uma que não pode ser esquecida. Mesmo não sendo associada ao grunge na maioria das vezes, essa lenda realizou alguns dos shows mais memoráveis do “movimento” e entregou alguns hits incríveis.

    A banda deu início às suas atividades em 1985 e apresentou boas novidades até o ano 2000. Em 2014, um retorno fez a alegria dos fãs e até hoje as roqueiras defendem o L7 em espetáculos que conseguem movimentar a cena underground.

    Mad Season

    O Mad Season, que ficou na ativa entre 1994 e 1999, foi outro supergrupo que reuniu algumas lendas do “movimento”, como Layne Stanley (Alice In Chains) e Mike McCready (Pearl Jam). Infelizmente, quando a banda foi formada, o grunge já estava em sua fase de declínio.

    De todo modo, enquanto esteve em atividade, o supergrupo entregou aos fãs um álbum incrível (“Above”, de 1995) e shows dignos de nota. Após esse lançamento, a banda entrou em um hiato e até teve algumas reuniões, mas tudo foi finalizado em poucos anos.

    Nirvana

    Colocando um ponto final nesta lista com bandas grunge, temos o expoente máximo do “movimento”. Sim, a banda Nirvana foi a responsável por levar o grunge para as massas e, infelizmente, sua história acabou com a morte do lendário Kurt Cobain.

    A história dessa lenda do Rock and Roll foi escrita entre 1987 e 1994 e tivemos alguns belos álbuns à disposição, apesar de o lendário “Nevermind” ter despontado como um dos discos mais importantes da história da música (por ter levado a cena underground para o mainstream).

    E essas são as principais bandas grunge!

    Como pôde perceber, o grunge contou com grandes bandas, mas apenas um seleto grupo conseguiu “bater de frente” com os maiores artistas da época e um grupo ainda mais seleto conseguiu permanecer na ativa até os dias de hoje (e só o Pearl Jam permanece ativo de fato).

    E é isso! Agora você tem uma seleção com as principais bandas grunge para usar como referência e diversos motivos para explorar o subgênero com atenção. Para finalizar, peço que não deixe de compartilhar o post. Desse modo, mais pessoas vão ficar sabendo sobre os ícones do movimento musical que sacudiu a década de 1990. Conto com o seu apoio. Até a próxima…