“É um show que não vai acontecer nunca mais nesse formato, é exclusivo”. É dessa forma que Andreas Kisser, guitarrista da banda Sepultura, define a apresentação do grupo com a Orquestra Sinfônica Brasileira, que irá inaugurar o Palco Mundo na edição de 2022 do festival Rock in Rio, no dia 2 de setembro.
A banda brasileira, formada, além de Andreas, pelos músicos Derrick Green (vocal), Paulo Xisto Jr. (baixo) e Eloy Casagrande (bateria), prepara um setlist especial para a ocasião, com arranjos feito pelo maestro Alexey Kurkdjian, que já colaborou com a banda anteriormente em A-Lex (2009), disco no qual foi feita uma releitura da 9ª Sinfonia de Beethoven, intitulada “Ludwig Van”.
Sepultura no Rock in Rio!
Agora, seguindo as batutas do maestro Eduardo Pereira, o Sepultura se soma à Orquestra Sinfônica Brasileira para realizar um apanhado do repertório da banda, uma das mais importantes do heavy metal mundial. “Vamos tocar coisas do Quadra, mas não vamos fazer só músicas do Sepultura. Teremos outras surpresas, porque a intenção é também homenagear compositores clássicos”, explica o guitarrista.
Andreas aponta que questões técnicas são as mais desafiadoras na montagem da apresentação. “O único desafio é a questão de volume mesmo, de você precisar balancear a bateria, que já é muito alta naturalmente, além dos amplificadores elétricos, com o som da orquestra, que é orgânico”, pontua o guitarrista.
O encontro entre música pesada e música clássica no Palco Mundo do Rock in Rio demonstra também a universalidade da arte, além de explicitar a afinidade entre as duas sonoridades.
“Quando compositores como Mozart e Stravinsky soltavam novos sons e novas ideias, sempre eram muito criticados. Eles foram rebeldes, quebraram regras e fizeram o que estavam a fim, testando os limites da música”, comenta Andreas. O Sepultura se apresenta no Palco Mundo, no Rock in Rio, no dia 2 de setembro, a partir das 17h25. Os ingressos para o evento estão esgotados.