A cantora So!YoON!, falou em entrevista a respeito de seu novo álbum Episode 1: Love, que foi lançado no dia 14 de março. A artista contou sobre a construção do conceito do álbum e as parcerias realizadas com o líder do grupo BTS, RM, e a integrante do Y2K92, Jibin.
So!YoON conta que o álbum é o primeiro de uma trilogia, ela afirma que irá lançar as próximas sequências. A cantora também comenta que o segundo trabalho já está sendo discutido, porém, ainda não sabe como será de fato o último.
“Com certeza terão mais, provavelmente Episódios 2 e 3. Ainda não pensei em muitos detalhes do terceiro, mas espero conseguir lançá-los como um tipo de série”, comentou.
A artista conta que levou cerca de dois anos para completar o primeiro ábum, ela relata que encontrou algumas dificuldades na fluidez do trabalho, mas para ela, tudo tem seu próprio processo.
“Depois de decidir começar a trabalhar nisso, em um álbum físico e todo um projeto, comecei a pensar em muitas ideias. Produzir cada uma das faixas acontece de forma muito diferente. Cada uma delas tem seu próprio processo e história de como foi feita. Algumas fluíram de forma muito natural e muito rápida e outras nem tanto”, falou.
So!YoON! contou que a maior difuiculdade no processo de construção do seu trabalho, foi o conceito do álbum, ela explica que é necessário uma ligação entre as músicas e o visual para entregar algo bom ao público.
“O maior desafio na verdade não foi compor ou produzir as faixas, mas sim o conceito como um todo, o projeto que seria apresentado aos fãs. Ele consiste em muitos visuais e todo o conceito é ligado a isso também. Então o mais difícil foi garantir que as músicas e os visuais todos se conectassem da forma correta com a mensagem que eu queria transmitir”, afirmou.
O ábum Episode 1: Love, possui 11 faixas musicais, entre elas Smoke Sprite, parceria realizada com o líder do grupo BTS, RM. So!YoON! conta que iniciou as conversas a respeito do projeto com RM ainda em 2022. Ela contou também que após escutar a faixa, que ainda não possuía letra ou conceito, os dois iniciaram o trabalho que resultou na colaboração.
“O início desse processo foi bem simples. No verão passado, quando eu estava trabalhando no álbum, RM também estava trabalhando no dele, Indigo, que foi lançado no ano passado. Passamos muito tempo conversando sobre nossos projetos e as ideias que tínhamos e escutando demos. Durante esse período acabamos ouvindo a faixa de Smoke Sprite, que ainda não tinha letra nem um conceito geral, não era nada como a música final. E construímos a faixa juntos discutindo temas e letras pra ela de forma muito natural”, contou.
A artista fala que mesmo antes da colaboração, já queria a faixa como single, pois a sonoridade casava perfeitamente com o conceito do álbum. “Mesmo no começo da criação da faixa, antes de ela se tornar uma colaboração, eu já sabia que ela seria a title, por conta do assunto dela, mas também a sonoridade. Eu achei que era uma boa representante do álbum como um todo. E quando você ouve o álbum completo, dá para perceber que ela tem um apelo e charme próprio’, disse.
Outra faixa com colaboração foi a música Bad, com a cantora Jibin do grupo Y2K92. A artista revelou que a canção representa os tipos de relacionamento na sociedade. Ela conta que no clipe da música estava representando um ato. Na produção, há um beijo entre as cantoras, So!YoON! comentou também que estava ciente da reação de parte do público a respeito da cena do videoclipe.
“A faixa não é necessariamente tão pessoal para mim, mas quis demonstrar os diferentes tipos de relacionamentos que existem na nossa sociedade, se as pessoas dizem que uma faixa é pessoal, então ela pode ser. Assim como se você disser que é ficção, também é possível que seja. Esse foi o primeiro vídeo em que eu não estava realmente me representando, mas sim representando um ato. Eu beijar a outra modelo foi para demonstrar as diferentes relações, e não realmente para focar apenas em relacionamentos homoafetivos. Nesse caso não tive medo de demonstrar nada, mas sabia que haveria diferentes reações do público”, falou
A integrante do Y2K92 também participa de outra faixa musical, Gave you all my love. So!YoON! conta que estava procurando algo fora do R&B e convidou Jibin para participar já que eram amigas, ela revela que a construção da canção foi feita antes da música Bad.
“Ela foi feita durante uma jam session e é bem crua e soul. Trabalhei com produtores de música eletrônica e sabia que queria um vocal que não fosse de R&B e pensei na Jibin. Já éramos amigas há algum tempo então foi tudo muito natural. Pouco depois disso, durante o planejamento para o clipe de Bad, estávamos pensando em quem escalar para o clipe, e mais uma vez pensamos nela e foi muito fácil. Com isso, foi quase como se a gente tivesse de alguma forma criado um universo, uma narrativa dentro do álbum”, contou.
Ainda em entrevista So!YoON! contou que deseja continuar divulgando seu projeto e trabalhar em seu próximo álbum, o Episode 2. A cantora fala também sobre seu desejo de realizar shows em outros países como artista solo.
“É encontrar um equilíbrio e conseguir mantê-lo, provavelmente entre minha saúde e meu trabalho. Acredito que encontrar equilíbrio entre tudo é muito importante, e esse é meu objetivo não só como artista, mas como pessoa também. Quero poder crescer e continuar fazendo minha música, e acredito que para isso tenho que ter muitas experiências e viver com entusiasmo, mas encontrando o equilíbrio entre isso tudo. Quero continuar divulgando esse álbum e trabalhar no Episode 2. Além disso, gostaria de me apresentar como solista em muitos países diferentes”, concluiu.
com informações da Revista Quem