Início Últimas Notícias Nacionais Projeto leva música clássica para cidades do interior do Mato Grosso do...

Projeto leva música clássica para cidades do interior do Mato Grosso do Sul

149

Nessa sexta-feira (21), teve início as apresentações do projeto Circulação de Concertos Francis David Vidal Ensemble, nas cidades do interior do Mato Grosso do Sul. Ao todo sete cidades localizadas nas regiões Leste, Norte e Sul do estado, vão receber o projeto de música clássica.

As cidades contempladas com shows, serão: Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Miranda. O último município ainda não foi divulgado.

Já nessa sexta, a cidade Três Lagoas contou com a apresentação da Camerata, que aconteceu no no Anfiteatro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus I. 

 

A Camerata contou com a participação de seis violinistas, dois contrabaixistas, um pianista, dois violistas, e dois violoncelistas. As apresentações seguem até dia 13 de maio.

O projeto Circulação de Concertos Francis David Vidal Ensemble, já existe há cinco anos na  cidade de Três Lagos, e sai pela primeira vez em uma tour pelo estado.

O maestro e diretor artístico Francis Vidal, em entrevista, falou que o projeto é uma forma de levar a música clássica para a população, para ele, é uma forma de mostrar que o estilo musical é erroneamente vista como a música para a elite.

Francis Vidal comenta que a música clássica pode ser consumida por todos, não apenas por uma parcela da sociedade.

“Queremos ir aonde o povo está, e mostrar que essa música vista erroneamente como música de ‘elite’, pode e deve ser consumida por toda a população, gerando entretenimento, ampliação cultural, formação de público, diversão, conhecimento, novas conexões interpessoais e, principalmente, despertando talentos da nossa terra”, disse.

O diretor artístico comenta também que o estado possui um número pequeno de espaços que podem ser usados para as apresentações, por isso, o projeto foi pensado em um formato mais acessível.

“Temos consciência da falta de teatros e salas de concertos na maior parte do Estado, por isso que pensamos nesse projeto em um formato acessível”, falou.

Veja a programação

Três Lagoas – 21/04 (Sexta-feira) – às 19h30 – no Anfiteatro UFMS Campus I – Av. Capitão Olinto Mancini, 1662

Água Clara – 22/04 (sábado) – às 19h30 – Centro Cultural, Rua Fernando Bastos Junior, 609, Bairro Santos Dumont

Ribas do Rio Pardo – 23/04 (domingo) – às 19h30 –  Câmara Municipal da Cidade – Rua Marciana Custódio Lemos, 64, Vl. Santos Dumont 

Miranda – 05/05 (sexta-feira) – às 19h30 –  CRAS Urbano – Rua Elias Carneiro de Arruda, 400, Centro

Paranaíba – 07/05 (domingo) – às 18h –  Espelho D’água – Avenida Durval Rodrigues Lopes, s/ n, centro da cidade.

Aparecida do Taboado  –  13/05 (sábado) – às 19h30 – Biblioteca Municipal Washington Rodrigues de Melo/ Sala de Cultura Eleonora Camargo de Queiroz – Av. Presidente Vargas, n.º 4.363 

 

com informações de Campo Grande News