Início Últimas Notícias Internacionais Universal Music proibe uso de IA em músicas de seus artistas

Universal Music proibe uso de IA em músicas de seus artistas

246

A Universal Music proibiu o uso que Inteligências artificiais usem as músicas de seus artistas, a empresa enviou um pedido aos serviços de streaming para que eles impeçam essa prática.

Em entrevista, um porta-voz da Universal Music afirmou que é responsabilidade do grupo evitar e garantir que as obras de seus artistas não sejam utilizadas de forma indevida.

“Temos uma responsabilidade moral e comercial com nossos artistas de trabalhar para impedir o uso não autorizado de suas músicas e impedir que as plataformas ingerem conteúdo que viole os direitos de artistas e outros criadores. Esperamos que nossos parceiros de plataforma desejam impedir que seus serviços sejam usados ​​de maneira que prejudique os artistas”, declarou.

Um caso recente de uso da IA, foi o DJ David Guetta que utilizou o popular ChatGPT para adicionar a voz do rap Eminem, o qual tem contrato com a Universal Music, em uma de suas músicas que devido aos direitos autorais, não foi lançada.

As empresas do ramo musical como a própria Universal, dentre outras, estão se organizando para evitar que a Inteligência Artificial seja usada como um substituto dos artistas.

As organizações querem garantir que a tecnologia seja usada para auxiliar no desenvolvimento de projetos musicais, não como autores.

 

com informações de Popline