Maiores Cantoras do Mundo em atividade (versão alt. do ranking da Rolling Stone)

    1127

    Montar uma lista com as maiores cantoras do mundo não é uma tarefa fácil e é impossível a seleção não gerar algum tipo de polêmica. Ainda assim, a revista Rolling Stone está sempre atualizando seus rankings e dando motivos para os fãs celebrarem e/ou reclamarem.

    Porém, esses rankings também podem ser usados para a gente analisar algumas coisas e gerar listas mais específicas. E sim, foi justamente isso o que eu decidir fazer neste post. Como irá perceber, resolvi usar a lista com os 200 maiores cantores da Rolling Stone para gerar uma seleção atualizada.

    De modo geral, eu considerei apenas as artistas que continuam em atividade e as relacionei com base em suas posições no ranking da famosa revista. Desse modo, você vai poder dar uma olhada naquelas que são consideradas por muitos como as maiores cantoras do mundo… vamos conferir?

    Björk

    Para abrir esta lista com as maiores cantoras do mundo (derivada do ranking da Rolling Stone), temos a talentosa Björk. A cantora islandesa foi alçada à fama na década de 1990, após ter apresentado alguns hits de peso, como “It’s Oh So Quiet” e “Army of Me”.

    Atualmente na 64ª posição do ranking da famosa revista, a cantora é a 15ª colocada neste ranking editado e continua trabalhando “a todo vapor”. Lembrando que essa artista tem uma relação muito próxima com os brasileiros e já chegou a fazer uma bela homenagem à eterna Elis Regina.

    Kate Bush

    Falemos agora da britânica Kate Bush. A artista deu início à sua carreira na década de 1970, mas acabou voltando às paradas de sucesso há pouco tempo, por conta da presença de um dos seus grandes hits na trilha sonora da série Stranger Things.

    Vale ressaltar que a cantora ficou na 60ª posição do ranking da Rolling Stone, mas, se considerarmos apenas as artistas que ainda estão vivas, ela “pula” para a 14ª posição. Enfim, temos aqui uma lenda com muitos anos de carreira e mais de 10 álbuns em seu currículo.

    Lady Gaga

    Constantemente citada como uma das maiores artistas da atualidade, Lady Gaga “explodiu” em 2008, com o álbum “The Fame”, e não saiu mais do centro das atenções. Aliás, nos últimos tempos, a cantora tem investido bastante em sua carreira de atriz.

    Na lista da Rolling Stone, Lady Gaga ficou na 58ª posição, mas considerando apenas as artistas que continuam em atividade, sua posição no ranking se torna a 13ª. Sem dúvidas, essa é uma das maiores artistas do nosso tempo e uma verdadeira “hitmaker”.

    Sade

    Apesar de já ter vivido os melhores anos da sua carreira, a talentosa Sade ainda realiza shows memoráveis em diversos cantos do mundo. Além disso, por ter se dedicado a outras funções na indústria fonográfica, a artista acabou dominando diversas aptidões e se tornou uma grande produtora.

    Sade ficou na 51ª posição do ranking da Rolling Stone e, certamente, isso aconteceu por conta de hits como “Smooth Operator” e “Your Love Is King”. Enfim, a cantora não está mais no “centro das atenções”, mas ainda está se dedicando à música e ficou na 12ª posição deste “ranking editado”.

    Joni Mitchell

    Estrela da década de 1970, a incrível Joni Mitchell não é apenas a dona de uma voz única. Ela se tornou uma das maiores guitarristas de todos os tempos e seu álbum intitulado “Blue”, de 1971, é considerado por muitos como uma verdadeira obra prima.

    Por esse e outros motivos, a Rolling Stone incluiu a cantora em diversas listas. No caso da lista com os maiores cantores de todos os tempos, Joni ficou na 50ª posição (11ª, considerando apenas as artistas que estão em atividade). Vale a pena dar uma olhada nos registros dessa musicista tão talentosa.

    Toni Braxton

    Sensação da década de 1990, Toni Braxton ainda é considerada como uma das cantoras mais “poderosas” do mundo. Infelizmente, problemas pessoais e profissionais acabaram prejudicando sua carreira de forma severa, mas ninguém pode negar que “a mulher sabe cantar”.

    Não à toa, a Rolling Stone a colocou na 48ª posição do ranking com os maiores cantores de todos os tempos (10ª posição, considerando apenas as cantoras em atividade). Certamente, essa é uma artista que estaria brigando por posições mais elevadas, se não tivesse passado por tantos problemas.

    Linda Ronstadt

    Dentre todas os nomes citados nesta lista editada com as maiores cantoras do mundo, Linda Ronstadt é a menos conhecida, mas uma das mais singulares. A artista começou sua carreira na década de 1960 e alcançou o topo das paradas de sucesso em várias ocasiões.

    Com seu “Country Rock”, a artista se tornou a 47ª melhor cantora de todos os tempos (segundo a Rolling Stone) e a 9ª melhor (nesta lista editada). Detalhe, Linda tem diversos discos em seu currículo e as colaborações feitas com artistas como Dolly Parton, The Eagles e Elvis Costello são um espetáculo à parte.

    Mavis Staples

    Com uma carreira iniciada na década de 1950, Mavis Staples é a veterana desta lista. A cantora não está tão ativa quanto já foi, mas segue realizando alguns shows e “emprestando” seu talento para alguns projetos musicais comandados por outros artistas (ela até ganhou um Grammy em 2022, por conta de uma dessas colaborações).

    No ranking da Rolling Stone, Mavis ocupa a 46ª posição. Nesta lista editada, ela é a 8ª maior cantora do mundo. E como a carreira da artista compreende diversas décadas, conferir todo o catálogo à disposição é o mesmo que realizar uma verdadeira viagem no tempo (com uma trilha sonora incrível).

    Ariana Grande

    E como eu falei da “veterana” da lista, nada mais justo do que falar da “caloura”. Pois é! Apesar de ser a mais nova da seleção, Ariana Grande foi colocada na 43ª posição do ranking da Rolling Stone e é a 7ª colocada neste ranking editado (que considera apenas as artistas em atividade).

    Por ser uma estrela da “era da internet”, a cantora acabou sendo ouvida de forma massiva e chegou a quebrar diversos recordes nesse sentido. E o melhor é que ela realmente é a dona de uma voz poderosa e de um conjunto de hits que daria inveja a qualquer um.

    Chaka Khan

    Chaka Khan é outra cantora que já viveu os melhores dias da carreira, mas continua garantindo algumas alegrias para uma fervorosa base de fãs. A artista teve o lendário Stevie Wonder como “padrinho” e fez muito sucesso durante a década de 1970.

    Devido a isso, ela acabou assegurando a 29ª posição no ranking da Rolling Stone (6ª neste ranking editado). Curiosamente, em termos de vendas de discos, Chaka Khan apresenta números bem irregulares, mas isso não a impediu de se tornar uma das maiores cantoras do mundo.

    Dolly Parton

    Considerada por muitos como um dos maiores nomes da música mundial, Dolly Parton é uma verdadeira entidade estadunidense. Ela iniciou a carreira na década de 1960 e começou a ganhar notoriedade até alcançar o status de lenda (tanto que, para muitos artistas, colaborar com a cantora é um verdadeiro prêmio).

    Ocupando a 27ª colocação no ranking da Rolling Stone (6ª neste ranking editado), Dolly continua trabalhando “a todo vapor”. Detalhe: em 2022, ela foi recebida de braços abertos no Rock and Roll Hall of Fame e prometeu que vai lançar um álbum dedicado ao bom e velho Rock and Roll.

    Mary J. Blidge

    Ícone do R&B, Mary J. Blidge deu início à sua carreira na transição entre as décadas de 1980 e 1990 e já tem alguns Grammys para provar que as coisas correram muito bem para ela. Além do mais, a artista é uma “figurinha carimbada” em todas as listas focadas nas maiores cantoras do mundo.

    Na lista da Rolling Stone, por exemplo, Mary J. Blidge ocupa a 25ª posição (4ª posição nesta lista). Em suma, temos aqui uma lenda da música estadunidense que continua trabalhando duro para entregar mais hits de alta qualidade para uma gigantesca base de fãs.

    Adele

    22ª colocada no ranking da Rolling Stone e 3ª neste ranking, Adele é uma das grandes divas dos dias de hoje. A cantora conta com um poder vocal absurdo e suas canções sempre conseguem mexer com as emoções daqueles que param para ouvir com atenção.

    Não faz muito tempo, a musa lançou um novo álbum de inéditas e até hoje há muita gente curtindo as belas músicas que marcaram presença no tracklist do registro. Com toda a certeza, essa artista merece um lugar especial nas suas listas de reprodução.

    Beyoncé

    Durante a cerimônia do Grammy 2023, Beyoncé se tornou a artista feminina com mais troféus na história da premiação. E isso já deixa claro que a presença da musa nesta lista com as maiores cantoras do mundo está mais do que justificada. Ela é a 8ª no ranking lista da Rolling Stone e a 2ª nesta “versão alternativa”.

    Após ter feito história como integrante do grupo Destiny’s Child, Beyoncé deu início a uma carreira solo implacável e continua movimentando as massas em diversos cantos do mundo. Melhor ainda, a voz dessa diva continua tão poderosa quanto sempre foi.

    Mariah Carey

    Por fim, temos Mariah Carey. A cantora ocupa a 5ª posição no ranking da Rolling Stone, mas é a 1ª, considerando apenas as cantoras que estão em atividade. Seu poder vocal continua o mesmo e sempre temos a chance de curtir alguma performance memorável em eventos especiais.

    Cabe destacar que a diva já chegou a mencionar que vai presentear os fãs com um novo álbum de inéditas, mas ainda não tivemos nenhuma menção a uma data de estreia. Por sorte, alguns registros de natal foram lançados recentemente e conseguimos ter um “gostinho” daquilo que está por vir.

    E essas são as maiores cantoras do mundo!

    Como pôde perceber, a lista criada pela Rolling Stone deixou muitas artistas de fora e eu acabei fazendo o mesmo. Ainda assim, a minha edição deu os devidos créditos para as artistas que ainda estão em atividade, o que deixa a seleção muito mais atualizada.

    De qualquer forma, sei bem que, mesmo com a edição, muita gente não vai curtir a seleção. Portanto, gostaria de pedir para você compartilhar o post e indicar a artista que você gostaria de ver adicionada ao ranking das maiores cantoras do mundo. Assim, você poderá apresentar a seleção para outros fãs e dar os devidos créditos para a sua musa favorita. Até a próxima…