Quem é fã do Nirvana sabe muito bem que o lendário show da banda no MTV Unplugged foi um dos mais memoráveis de todos os tempos. Nessa performance, Kurt Cobain utilizou um incrível violão Martin D-18E, de valor inestimável.
Bem, o fato é que esse mesmo violão será leiloado em junho, por um valor inicial de 1 milhão de dólares. O instrumento tem sido o principal pivô de uma longa batalha judicial, mas, ao que tudo indica, ele será vendido, mesmo contra vontade da família… vamos entender essa história?
[related_posts_by_tax]
O caso do Violão de Kurt Cobain
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/N/r/WSe4BkTACAGMog42Y30Q/kurt.jpg)
Para quem não sabe da história, vale ressaltar que, em 2018, Frances Bean Cobain, filha do músico (com Courtney Love), perdeu o violão em uma ação judicial movida por Isaiah Silva, seu ex-marido.
Na ocasião, Frances preferiu abrir mão do instrumento para não ter que assumir o compromisso de pagar um considerável valor, a título de pensão.
Logo após perder a posse do instrumento, Courtney e Frances tentaram, por meio da justiça, reaver o valioso item.
A briga na justiça se arrastou por algum tempo. Inclusive, algumas situações peculiares, como acusações de tentativa de assassinato e avaliações psiquiátricas, marcaram o processo.
Entretanto, apesar de todos os esforços, mãe e filha não conseguiram vencer a batalha judicial e o lendário violão irá a leilão, juntamente com alguns pertences do músico.
O violão de 1 milhão de dólares
Agora que você sabe como esse violão acabou ficando disponível para ir a leilão, podemos falar sobre os detalhes…
Bem, de acordo com as informações, o instrumento será oferecido em um evento organizado pela empresa Julien’s Auctions, entre os dias 19 e 20 de junho.
Conforme sugerem as informações cedidas pela referida empresa, o lote teve seu valor inicial estimado em US$ 1 milhão. A pessoa que arrematar esse lote levará para casa o incrível Martin D-18E, com o estojo original (decorado pelo próprio Cobain), três palhetas, um pacote de cordas de violão usadas e uma bolsa de camurça com três miniaturas de prata.
Sim, para a família de Kurt Cobain deve ser triste ver os pertences do músico sendo vendidos assim. Felizmente, seguindo um raciocínio lógico, é provável que o comprador do lote vá ser um grande fã da banda. Isto é, no fim das contas, os itens ficarão em boas mãos. Até a próxima!