Início Últimas Notícias Spotify revela os artistas latinoamericanos do programa RADAR 2024

Spotify revela os artistas latinoamericanos do programa RADAR 2024

153

O Spotify anunciou hoje os 12 artistas selecionados para o grupo RADAR 2024 na América Latina. Entre os nomes que integram o programa global de apoio a talentos em ascensão, 10 são artistas mulheres.

A partir de hoje, os usuários do Spotify de todo o mundo poderão descobrir esses artistas em ascensão de RADAR América Latina, que são de diversas partes da região, como Brasil, México, Colômbia, Argentina, Venezuela e Peru.

Por meio do programa, o Spotify impulsionará os artistas que desenvolvem audiências locais, regionais e globais. Os artistas do grupo do Spotify RADAR de 2024 na América Latina representam gêneros de música que têm sua origem na região, como o quarteto argentino, a música mexicana, o funk brasileiro e o reggaeton mexicano, ou sons como pop, hip-hop, rock ou R&B.

Artistas latinoamericanos do programa RADAR 2024

Da esquerda para direita: Os brasileiros MC NAHARA, Os Garotin e Xamuel. Crédito: Divulgação/Spotify

Confira todos os artistas que fazem parte do RADAR 2024 na América Latina:

RADAR Brasil

  • Os Garotin: Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, é uma das grandes revelações de 2023. O trio de soul music de amigos do Rio de Janeiro que, além de fazerem parte do grupo, têm carreiras individuais e têm como um dos objetivos inspirar os mais novos de que tudo é possível.
  • MC NAHARA: Destaca-se como uma das principais vozes femininas do funk brasileiro, com mais de milhões de seguidores nas redes sociais. Já colaborou com grandes nomes como Djonga, e anunciou outros como Mc Saci e Wc no Beat.
  • Xamuel: Desde o mundo das batalhas de rimas até a sua ascensão como músico, o gaúcho de 18 anos tornou-se um fenômeno nas redes sociais com mais de 4,5 milhões de seguidores.

RADAR México

  • Choca: Originária da Cidade do México, mas nativa de Bellaka, como ela própria se descreve, esta cantora de Reggaeton Mexicano está pronta para continuar a colocar o gênero no topo. Um gênero que, só no último ano, cresceu mais de 120% no país.
  • Delilah: Cantora de música mexicana de 16 anos que, através da sua música, busca expressar não só a sua história, mas os seus sentimentos e mostrar-se de uma forma real, abraçando a gama de emoções que é a vida.
  • The Warning: O trio de irmãs de Monterrey Dany, Pau e Ale impactaram com sua banda de rock e iluminaram palcos ao lado de grandes nomes como Muse, Foo Fighters, Guns N’ Roses, entre outros.

RADAR Andinos

  • Susana Cala: Cantora e compositora de Bogotá, Colômbia, que escreveu canções para artistas de renome como Morat, Andrés Cepeda, Sebastián Yatra e Ximena Sariñana.
  • Joaquina: Aos seus dezenove anos, Joaquina, cantora venezuelana-americana, se destaca como um dos talentos em ascensão mais emocionantes do Pop Latino. Seu álbum de estreia ‘los mejores años (notas de diario)’ lhe rendeu nomeações nos Grammys Latinos e o prêmio de Artista Revelação.
  • Greccia: Cantora e compositora de Lima, Peru. Ela define o seu som como uma mistura de dream pop, música urbana alternativa e R&B.

RADAR Al Sur

  • Magui Olave: Nascida e criada numa família de quatro pessoas, é prima de primeiro grau dos famosos Rodrigo Bueno, “El Potro”, e Ulises Bueno, com quem começou a sua carreira fazendo backing vocals. Já tem 4 álbuns de estúdio e um Prêmio Gardel 2021 para o melhor álbum de artista de quarteto.
  • Valentina Marquez: Aos 24 anos, Valentina destaca-se entre as vozes femininas do quarteto. Herdeira do talento de seu pai Lisandro Márquez, do lendário quarteto “Sabroso”, Valentina cativa corações com a doçura e frescor de suas canções. Ela acumulou quase 20 milhões de reproduções no Spotify em apenas 2 anos de carreira.
  • Eugenia Quevedo: Nascida em 1992 em San Luis, “La Muela” é uma figura feminina de destaque do quarteto argentino, conhecida por sua participação em programas como “Talento Argentino” e “The Voice”. Atualmente colabora com artistas de sucesso como Luck Ra e Soledad, além de ser vocalista da La Banda de Carlitos.

Este ano temos a novidade de que o Spotify se uniu à Meta, que proporcionará uma orientação personalizada a cada artista RADAR da América Latina, os capacitando para que criem estratégias sociais efetivas e, assim, alavancar sua presença em plataformas como o Instagram. Esse apoio particular será fundamental para ampliar o alcance e a participação dos artistas nas plataformas digitais.

Além disso, o Spotify também formou uma parceria inédita com a sesh, uma plataforma especializada em potenciar comunidades para artistas que oferecerá mentorias a cada um dos artistas RADAR, construindo estratégias para que sua base de fãs tenha um maior crescimento e retenção.

Desde o seu lançamento em 2020, RADAR já apoiou mais de 700 artistas de 183 países. Nos últimos anos, o programa tem visto crescer e alcançar o estrelato de fenômenos da música como Peso Pluma, Blessd, Ovy On The Drums, Kenia OS, Veigh, Mari Fernandez, Murilo Huff, Marvvila, Tasha & Tracie e Maria Becerra, que foram alguns dos mais de 100 orgulhosos membros do RADAR da América Latina e que agora seguem quebrando recordes não apenas na plataforma, mas na indústria musical como um todo.