Início Últimas Notícias Nacionais Setor da cultura e indústria criativa gerou 308,7 mil novos empregos em...

Setor da cultura e indústria criativa gerou 308,7 mil novos empregos em 2022

249

O Observatório Itaú Cultural, divulgou dados que apontam a geração de cerca de 308,7 mil novos postos de trabalho no setor de cultura e das indústrias criativas (ECIC) no Brasil em 2022. Os dados mostram também que em 2020, o setor movimentou R$ 230,14 bilhões de reais.

De acordo com a pesquisa, o valor movimentado pelo setor criativo em 2020, representou 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do país naquele ano. Os dados mostram também que a porcentagem do PIB da cultura supera o de áreas como a automobilística, que no mesmo período teve registro de 2,1%.

Divulgação/ Governo Federal

Outro dado exposto pela pesquisa, que em 2020, existiam 130 mil empresas do rmo, que foram responsáveis por 2,4% das exportações líquidas do brasil.

O relatório também traz informações de 2022, onde consta que nesse ano foram gerados 308,7 mil novos empregos a mais que em 2021, onde no total foram registrados7,4 milhões de postos de trabalho formais e informais.

O secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura, Henilton Menezes, comenta que com os dados será possível descentralizar os investimentos no setor.

“Se percebermos que o PIB está pequeno em uma unidade federativa que tem potencial de crescimento, podemos levar ações de descentralização para aquele local. A descentralização das políticas públicas e investimentos do incentivo fiscal para o setor é um compromisso da ministra Margareth Menezes, e esse novo método de pesquisa vai nos auxiliar muito nessa questão”, disse.

Já o secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, fala que esse registro dos dados é vital para toma decisões sobre políticas públicas culturais e assim o governo ser mais efetivo na potncialização da cultura no país.

“ Os números são de 2020 e fazem uma linha histórica a partir de 2012. A Fundação Itaú presta um grande serviço para revelar o tamanho da cultura na economia brasileira. A permanência dessa pesquisa como um instrumento contínuo será vital para qualificação e para a tomada de decisões em torno das políticas culturais, no sentido de posicionar o lugar estratégico e o papel potencial da cultura no desenvolvimento de nosso país”, falou.

com informações de Popline