Início Últimas Notícias Internacionais Peel Sessions (da BBC) estão sendo liberadas no Youtube!

Peel Sessions (da BBC) estão sendo liberadas no Youtube!

367
Peel Sessions
Peel Sessions

Entre os anos de 1967 e 2004, o icônico radialista John Peel fez história ao abrir um espaço para bandas promissoras em seu programa. Esse “espaço”, denominado Peel Sessions, recebeu lendas da música nos primeiros anos das suas carreiras (ou em momentos especiais) e gerou registros inestimáveis, que agora estão chegando ao Youtube…

Sim! Uma alma caridosa resolveu disponibilizar algumas Peel Sessions lendárias no Youtube. Dentre as apresentações, encontramos registros de artistas e bandas, como David Bowie, Queen, Nirvana, The Cure e muitos outros… vamos conferir essa história sensacional?

Quem foi John Peel?

Antes de falar sobre as Peel Sessions, permita-me apresentar um resumo da história do lendário John Peel. Assim, você terá uma noção do valor de todas as apresentações que vêm sendo liberadas no Youtube.

Bem, John Peel foi um radialista britânico que dedicou a sua vida profissional à divulgação de novos artistas. O radialista tinha um programa na BBC e fazia uso desse espaço para gerar as famosas Peel Sessions.

Essas gravações foram realizadas por muitos anos, começando em 1967, e só tiveram que ser finalizadas em 2004, pois o lendário John Peel acabou falecendo.

As Peel Sessions

 Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Como eu destaquei, as Peel Sessions foram gravas ao longo de muitos anos e, claro, dentre os registros, muitas das maiores lendas da música podem ser encontradas.

Ao todo, existem 4 mil sessões (de mais de 2 mil artistas) no acervo da BBC. Dentre esses milhares de registros, encontramos nomes como David Bowie, Nirvana, Pink Floyd, Queen, Joy Division e por aí vai…

Isto é, as Peel Sessions são uma verdadeira biblioteca que abarca uma boa parte da história da música contemporânea e do Rock and Roll. Aliás, muitas dessas gravações chegaram a ser lançadas como EPs ou tiveram algumas canções incluídas em álbuns ao vivo.

Enfim, esses dados apenas nos ajudam a ter uma ideia do grande presente que o senhor Dave Strickson, por meio do seu site e do seu canal no Youtube, está dando para os fãs da música.

Peel Sessions marcantes

Agora que você já conhece todo o contexto acerca de liberação das Peel Sessions no Youtube, podemos falar sobre alguns tesouros que você encontrará por lá. Confira abaixo algumas das minhas “Sessions” favoritas…

Bem, não dá para colocar aqui todas as grandes preciosidades que foram disponibilizadas (ou o post viraria um livro). Por esse motivo, sugiro que visite o site e o canal do senhor Strickson, pois há granes achados por lá. Até a próxima!