O mês passou voando e hoje, dia 8 de julho, já faz um mês que André Matos nos deixou. Para matar a saudade, coloque uma playlist caprichada do vocalista para tocar e curta essas 8 curiosidades sobre ele.
Leia mais:
- Faixa inédita do lendário André Matos é liberada na web
- Divórcio e renascimento: A nova fase de Britney Spears
- “All I Want For Christmas”: Mariah Carey revela que duvidava o sucesso da música de Natal
- Song Jae-rim, estrela dos K-Dramas, é encontrado morto
- Amor e pizza: Selena Gomez elogia Benny Blanco
André Matos se reuniria com o Angra em breve
André Matos foi um dos fundadores do Angra e assumiu os vocais da banda entre 1991 e 2000.
De acordo com o guitarrista Kiko Loureiro, a banda sairia em turnê com o vocalista ainda esse ano. A informação foi confirmada pelo empresário Paulo Baron.
Por uma triste coincidência, Baron se encontraria com Matos no dia 8 de junho, em que eles jantariam e, possivelmente, conversariam sobre os detalhes dessa parceria.
Na verdade, André Matos tinha muitos planos não só com o Angra, mas também com o Shaman.
Você sabe qual era o estado favorito do cantor?
Andre Matos era apaixonado pelo Amazonas e desejava conhecer o estado por completo, como ele falou para o jornal “A Crítica”:
“Quero passar um período de férias aí, ir pra Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira. Gostaria de conhecer mesmo, a fundo. Quando rolar, com certeza, vai virar inspiração de música”.
Uma vida dedicada à música
Em entrevista para o jornalista Marcus Vinicius Magalhães, ele contou um pouco mais sobre a sua trajetória musical:
“Comecei tocando piano aos 10 anos, mas aos 12, eu já estava envolvido em um primeiro embrião de banda. Eu era um tecladista sem ter o teclado. Eu tinha um piano, então a banda sempre tinha que ensaiar na minha casa e, eventualmente, as apresentações também aconteciam em minha casa”.
Rock + música erudita
André Matos é graduado em Música, com enfoque em piano erudito, mas mesmo antes de se formar ele já percebeu que tinha talento para o Rock.
Entretanto, os conhecimentos de regência e composição que ele adquiriu na faculdade foram essenciais para que ele conseguisse abrir todas as portas que ele precisava para criar o estilo musical que conhecemos hoje.
O último show de André Matos
Dia 2 de junho, apenas 5 dias antes do vocalista morrer, Shaman fez um show ao lado da banda Avantasia em São Paulo.
Você pode ver o último show na íntegra no canal do YouTube de Luis Mariutti.
“Nossa intenção não era liberar o show inteiro e sim, fazer como nos outros vídeos. Mas devido às circunstâncias, achamos que os fãs deveriam ter na íntegra esse show que foi o último do vocalista Andre Matos. Esperamos que gostem e que de alguma forma consiga aplacar um pouco a dor de vocês.
Estamos nos recuperando do choque que foi perder o Andre nesse momento, mas agradecemos todas as mensagens de carinho que temos recebido. Vamos juntos seguir em frente! ”
Matos quase fez parte da banda Iron Maiden
Quando Bruce Dickinson deixou Iron Maiden, André Matos foi o primeiro a ser cotado para substituí-lo.
Isso não aconteceu apenas porque a banda era britânica e seria estranho ter um latino na posição de vocalista.
Power Metal no Brasil
André Matos tinha um carinho especial pelo Power Metal, um estilo de metal com rifes rápidos e melódicos.
Ele não só inspirou diversas bandas do gênero em todo mundo, como também foi responsável por criar um movimento do Power Metal no Brasil.
Dia do Metal/Heavy Metal
42.353 já assinaram no AVAAZ uma petição pública que pede que o dia 08/06 seja reconhecido no calendário nacional como o Dia do Metal.
Além disso, o deputado estadual do Paraná Douglas Fabrício e o deputado estadual Enivaldo dos Anjos criaram projetos para criar o Dia do Heavy Metal em seus respectivos estados.
Quem sabe o Dia do Metal será uma realidade e esse cantor tão importante para o metal brasileiro ficará para sempre em nosso calendário, da mesma forma como está em nossos corações.