Nessa sexta-feira (06), o maestro e pianista Daniel Barenboim, de 80 anos, anunciou a sua demissão da Ópera de Berlim, companhia que estava à frente há cerca de 30 anos. O músico informou que sua demissão se deve a uma doença neurológica que possui.
O maestro explicou que sua saúde apresentou uma piora e isso prejudicou sua performance como diretor musical.“Infelizmente, meu estado de saúde piorou significativamente no último ano. Não posso mais oferecer a performance que se espera de um diretor musical”, informou.
O maestro deixará definitivamente as atividades na companhia em 31 de janeiro de 2023. O contrato do músico com a instituição determinava que o maestro estaria no comando da ópera até 2027, porém, devido a doença, Daniel Barenboim pausou as atividades de diretor musical em 2022.O diretor musical retornou para realizar uma apresentação nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, onde regeu a Nona Sinfonia de Beethoven.
O maestro
Daniel Barenboim nasceu em 1942, na cidade de Buenos Aires na Argentina. Iniciou na música aos 5 anos de idade e aos 7 anos apresentou o seu primeiro concerto formal como pianista.
Em sua discografia o músico contém gravações com Sonatas para Piano de Wolgfgang Amadeus Mozart; Sonatas para Piano de Ludwing Van Beethoven; e Concertos para Piano de Wolfgang Amadeus Mozart, atuando como maestro e pianista.
O maestro, ao longo de sua carreira, ganhou diversos prêmios, entre eles a Medalha de Outro Sociedade Filarmônica Real e o Prêmio Wolf de Artes.
Com informações da AFP