Marcando um caminho experimental em uma sonoridade de samba, o single é o primeiro das cinco músicas que compõem o EP carregado de referências à música negra.
“’Bolingo’ é uma ode a ter um propósito na vida por meio do amor – bens ou viagens não ensinam a vida, apenas o amor o faz”, diz Jupiter, nome à frente do conjunto congolês Jupiter & Okwess. É por conta dessa definição que o termo virou título do novo EP do grupo, que chega hoje, 11 de dezembro, aos aplicativos de streamin
Composto por cinco faixas, o EP traz pluralidade ao longo das canções, vai da música tradicional africana à discoteca, passando pelo jazz, pelo samba e pela soul music.
Leia mais:
- Bruno Martini lança “You Will Find Me”, primeira amostra de seu novo álbum
- Khalid revela a versão deluxe do álbum “Sincere”
- Charli XCX e Kesha revelam parceria com remix de “Spring Breakers”
- Shakira revela nova faixa “Soltera”
- Katy Perry lança versão expandida de “143: I Love You More” com novas faixas
No EP, ‘The Rebel General’, como também é conhecido Jupiter Bokondji, e o seu grupo, o Okwess, apresentam a faixa-título “Bolingo”, uma parceria com o cantor e compositor carioca Rogê, que auxilia na condução de um samba descontraído.
Gravada em Nova Orleans, a música “Abalagele Gale” conta com os metais da Preservation Hall Jazz Band e resulta em um jazz que aborda a migração forçada da população africana para a América.
Canção de resiliência, “Bakunda Ulu” celebra a herança africana na consolidação da soul music. Com contornos que levam a música gospel, a faixa tem participação da cantora americana Maiya Sykes. “Izabela”, por sua vez, é conduzida apenas por percussões. Trata-se de uma faixa sobre o significado do luto na tradição da música congolesa.
Ela traz a intensidade e solenidade de uma canção de despedida e a luz e aceitação da morte, típicas da música africana.
“Na Kozonga” finaliza a jornada do EP Bolingo tendo como objetivo devolver à África a luz que o continente e sua população espalharam por todo o globo.
Gravado por Mario Caldato Jr (produtor de nomes como Beastie Boys, Seu Jorge e Marcelo D2), o EP reúne sons da evolução da música africana para alcançar o mundo todo. Tendo o amor como fio condutor, cada faixa chega com uma abordagem diferente, mas ainda assim mantendo a essência de Jupiter.
Em atividade desde 1990, Jupiter Bokondji ao lado da banda, Okwess, veio a lançar o primeiro álbum apenas em 2013. Hotel Univers precede Kin Sonic (2017), notório segundo disco do conjunto, em que transcendem a herança musical inexplorada do Congo.
Em 2018, o trabalho integrou a Playlist do ex-presidente americano Barack Obama, classificado como o 9º álbum do ano pelo New York Times. Agora, depois de ecoarem o rock congolês nos quatro cantos do mundo, Jupiter & Okwess retornam a casa. A última faixa do EP, “Na Kozonga”, indica o caminho a ser trilhado no próximo disco, previsto para o primeiro semestre de 2021.