Início Últimas Notícias Nacionais Evolution, do VIPER, é lançado em formato inédito na Wikimetal Store

Evolution, do VIPER, é lançado em formato inédito na Wikimetal Store

189
Evolution, do VIPER, é lançado em formato inédito na Wikimetal Store

Evolution, álbum lançado pelo VIPER em 1992 e um clássico do heavy metal brasileiro, ganha formato inédito nesta semana.

Ele chega à Wikimetal Store em modelo slipcase com as 10 faixas originais e 5 bônus, demos de “Coming From the Inside”, “Evolution”, “Rebel Maniac”, “Dead Light”, “The Shelter” e “Still The Same”, que foram adicionadas ao relançamento do álbum em 2018. Você já pode adquiri-lo por R$ 32,90.

O disco é tão importante para a história do rock do país quanto é para a trajetória da banda. Ele nasceu em um momento conturbado, logo após a saída do vocalista Andre Matos e do baterista Guilherme Martin, que haviam decidido deixar o grupo por razões pessoais.

“Ficamos eu, Pit [Passarell] e Yves [Passarell], com um megacontrato com uma gravadora japonesa – só faltava ter uma banda completa”, relembra o guitarrista Felipe Machado.

Para enfrentar a situação, eles tiveram de encontrar um novo baterista. “Em uma dessas noites em que nada se espera mas tudo acontece, fomos ao show da banda de rock setentista Pathe Sophismático. Lá vimos o baterista Renato Graccia em ação, e aquela pegada que misturava Clive Burr com Ian Paice foi decisiva para convidá-lo a entrar no VIPER”, diz Felipe.

Crédito: Rui Mendes

Mas a lógica não se aplicou na escolha de um outro vocalista. “Além da dificuldade em encontrar alguém do nível do Andre, pensamos que o novo VIPER seria ainda mais interessante se tivéssemos o principal compositor da banda cantando suas próprias canções, mesmo que o estilo do vocal fosse um pouco diferente.” Assim, a decisão de trazer Pit para os vocais se tornou óbvia, e o grupo estava completo para o lançamento de Evolution com Pit Passarell (baixo e vocal), Felipe Machado (guitarra), Yves Passarell (guitarra) e Renato Graccia (bateria).

Vipera Sapiens

Na mesma época, a banda gravou o EP Vipera Sapiens, originalmente lançado apenas no Japão, em 1993. Em 2018, ele foi disponibilizado no Brasil pelo selo Wikimetal, em comemoração aos seus 25 anos.

Além do repertório original, essa versão traz diversas demos, incluindo as de “Dance of Madness”, “Pictures of Hate”, “Wasted” e “Acid Heart”. O disco também está disponível na Wikimetal Store e pode ser adquirido aqui em formato slipcase e aqui em formato digifile.