Início Últimas Notícias Nacionais Dia Nacional da Música Clássica: conheça as melhores composições para se inspirar...

Dia Nacional da Música Clássica: conheça as melhores composições para se inspirar e homenagear a data

326
Anna Murakawa Divulgação
Anna Murakawa Divulgação

Anna Murakawa, violinista com carreira internacional, é quem lista os clássicos que não faltam em sua playlist.

No dia 05 de março, é comemorado o Dia Nacional da Música Clássica, data que nasceu em 2005 e foi oficializada em 2009 no calendário do país.

A iniciativa partiu da revista cultural Viva Música, junto a união de diferentes veículos de comunicação que apreciam o estilo musical e acreditavam que, assim como os outros gêneros, o clássico merecia uma data própria a ser celebrada.

A data escolhida, por meio de uma enquete, foi a do nascimento do Heitor Villa-Lobos, compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro mais conhecido de todos os tempos, que ganhou quase metade dos votos.

“A música clássica transformou completamente a minha vida. Eu não sei onde estaria hoje se não fosse o violino e a música.Eu acho que não teria morado em quatro continentes diferentes, não teria saído do país aos 17 anos de idade, não falaria 7 idiomas, não estaria morando na Austrália e nem estaria com o sonho de alcançar o coração de milhares de pessoas levando o nome do Brasil para o mundo. A minha vida é música. Eu amo e respiro música”, conta Anna Murakawa, maior violinista do cenário atual brasileiro, que separou suas cinco obras clássicas favoritas para que todos possam lembrar, celebrar e homenagear a data.

Confira, abaixo, quais são elas:

1. Tchaikovsky, Sinfonia 5 – clássico escrito pelo compositor Piotr Ilitch Tchaikovski no ano de 1888.


2. Sibelius, concerto para violino e orquestra em Ré maior Op.47 
– o concerto para violino e orquestra foi composto por Sibelius em 1903.

3. Brahms, Sinfonia nº 4 em Mi Menor – representa o ápice da produção de Brahms na música clássica.


4. 
Mozart, Divertimento em Ré maior, K. 136 “Salzburg Symphony No. 1 – obra de 1772 do compositor austríaco considerado um dos maiores nomes do gênero.


5. Bach, O Cravo Bem Temperado –
coleção de música para cravo solo, composta por Johann Sebastian Bach.