Início Últimas Notícias Lançamentos Acessibilidade e inclusão marcam clipe “A gente ia longe”, de Andrezza Santos

Acessibilidade e inclusão marcam clipe “A gente ia longe”, de Andrezza Santos

227
(Foto - Adriano Alves)

Preparando o lançamento do álbum Eutrópica, Andrezza Santos apresenta o clipe de “A gente ia longe”, definido por ela como “uma fusão do tango, bossa nova, rock pop samplers de elementos percussivos de música indiana”.

A improvável combinação adianta o clima de Eutrópica: uma viagem pela geografia e pelos estilos musicais que percorrem o Brasil e o mundo, relacionando os sons e ruídos das grandes capitais com o bucólico dos interiores, pontuado por paralelos entre música latina e brasileira.

Visualmente inspirado nas películas com cores fortes e muitos contrastes de Pedro Almodóvar, o clipe guarda outras semelhanças com o trabalho do diretor espanhol, como as cenas passionais de um final de romance, interpretadas por Andrezza e pelo ator surdo Anderson Silva, que contracenam como se estivessem na grande tela.

“A gente ia longe” – Andrezza Santos

A participação de Anderson colabora para o avanço das artes mais acessíveis e traz a inclusão como pauta de destaque. O vídeo tem tradução em libras e todo seu material de divulgação nas redes sociais segue as diretrizes da campanha nacional #pracegover, chegando também aos deficientes visuais.

Para Andrezza, que é professora (graduada em licenciatura em Música pelo Instituto Federal Sertão Pernambucano – Campus Petrolina), produzir esse clipe com proposta inclusiva é uma conquista para a cultura local – a cidade de Juazeiro e toda a região do Vale do São Francisco, norte da Bahia.

“Esse videoclipe é um primeiro passo que estou fazendo para pensar minhas criações com mais acessibilidade comunicacional e colocando a comunidade surda como protagonista de minha música”, conta ela sobre uma questão fundamental do disco Eutrópica, que é trazer conscientização para que outros artistas também produzam considerando os públicos minoritários.

Eutrópica é uma trilogia e será lançada ao longo de 2021. A primeira parte do disco, composto por quatro faixas, tem lançamento marcado para 20 de maio.

Adiantando o álbum, a cantora também está lançando uma série em vídeo em que revisita sua trajetória em quatro capítulos. A série pode ser acompanhada no YouTube e IGTV, e tem mais dois episódios a serem liberados às quintas-feiras, 6 e 13 de maio.

O videoclipe “A gente ia longe” foi contemplado pelo edital “Usinas Culturais” e tem apoio financeiro do município de Juazeiro, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.