Início Últimas Notícias Nacionais 5 artistas trans que você precisa conhecer

5 artistas trans que você precisa conhecer

236

Sábado passado foi o Dia da Visibilidade Trans e nada melhor do que comemorarmos com uma lista de artistas trans para conhecer!

Essa data super especial nasceu com o objetivo de chamar atenção não apenas para a existência, mas para as causas e necessidades dessa população.

O Brasil, atualmente e por 13 anos consecutivos, atinge o ranking do país que mais mata pessoas trans, mostrando o quanto vivem à margem de uma sociedade preconceituosa. Assim foi o caso de Jasmyne, de 20 anos, que foi brutalmente assassinada a facadas em Alagoas já no ano de 2022.

Com isso, falar sobre pessoas trans é essencial para diminuir o preconceito e acabar com as situações que as colocam em risco, como à exclusão familiar e social, que dificulta desde alimentação básica, até o acesso à saúde.

Por isso, o Pure Pop trouxe para vocês uma dose de representatividade extra e decidimos citar 5 artistas que você precisa conhecer do funk ao mpb! Surpreenda-se com esses cantores incríveis que representam com tudo a comunidade trans!

Mas, espera aí: é artista trans ou travesti?

Okay! Essa é uma dúvida válida e que para muitas pessoas, inclusive da comunidade, é um desafio.

Antes de mais nada precisamos deixar claro que o termo “trans” é uma abreviação de “transexualidade”, que nada mais que um termo guarda-chuva, ou seja, que abriga todas os outros tipos.

A pessoa trans pode ser tanto um homem quanto uma mulher, ou seja, existem homens trans e mulheres trans. O que significa que o gênero delas é diferente do seu sexo biológico.

Já o termo travesti é ligado a mulheres que nasceram com o sexo biológico masculino. Ou seja, é relacionado apenas às mulheres trans e por esse motivo o correto é falar A travesti.

Com essas explicações em mente, vamos começar nossa matéria?

Conheça 5 artistas trans: Liniker

Liniker

Liniker ganhou espaço no meio musical em 2015, no grupo Os Caramelows e hoje já conta com projetos solos. Com uma voz poderosa, uma expressão artística única e uma criatividade que parece não ter limites, Liniker flerta com o soul e o jazz, enquanto abusa do jeitinho brasileiro em suas composições.

Incrível, emocionante e apaixonante. Assim são as músicas dessa cantora maravilhosa.

E quer mais? Ela foi a primeira cantora trans a receber uma indicação ao Grammy Latino e também estreou a série “Manhãs de Setembro” pela Amazon Prime.

É Talento que você quer? Então, conheça mais um pouco dessa artista admirável.

Danny Bond

Danny Bond

Dispensando apresentações, Danny Bond chegou com o sucesso “Tcheca” que posteriormente foi remixada com a música Say So da Doja Cat viralizou nas redes sociais, principalmente no Tik Tok.

Mas, longe de ser uma artista de um hit só, a alagoana coleciona uma lista de 3 músicas com posições de destaque no iTunes.

Só que se você estiver atrás de músicas calmas, talvez essa cantora poderosíssima não seja a melhor opção. Isso porque ela não mede papas na língua e apresenta a verdade nua e crua, empoderamento feminino com sinceridade e bom humor.

Bixarte

Bixarte

 

Bixarte é outra representante fortíssima não só da comunidade trans, mas do Brasil. Ela traz em seu som a alma e o timbre brasileiro, representando nossa cultura e ancestralidade.

Mas, não pense que ela é apenas uma ótima cantora. Essa artista nos surpreende com sua versatilidade: é rapper, atriz e poetisa. E isso é expresso em seu som: a verdade clara e a fé expressadas em palavras lindas.

Nick Cruz: um artista trans do Pop Nacional

Nick Cruz

Esse artista Capixaba traz uma mistura interessante em sua atuação artística que dá o Pop Nacional uma nova abordagem. Em suas músicas, ele traz mensagens de amor, diversão e carinho. Mas, o destaque vai para “Sol no Peito” uma confissão da vida de uma pessoa trans em uma sociedade preconceituosa.

Julian Santos

Julian Santos
Julian Santos

O paraibano Julian Santos faz da música uma obra de arte, sua expressão artística é intensa, profunda e direta, escancarando para sociedade toda a dor, sofrimento, mas também realização e alegrias da população trans.

Se seu estilo musical é voltado para uma verdadeira performance artística, com frases poéticas e estruturas sonoras livres, com certeza se encantará por esse artista.

Essa foi nossa lista de 5 artistas trans que você precisa conhecer! Quer conhecer ainda mais? Então, deixe seu comentário que traremos outro artigo e quem sabe dessa vez, com artistas trans internacionais?

Artigo anteriorKorn revela mais um single relacionado ao seu próximo álbum
Próximo artigoLista de indicados para a “Turma de 2022” do Rock and Roll Hall of Fame é revelada e gera muitas reclamações