Início Videos 15 bandas emo para relembrar os anos 2000

15 bandas emo para relembrar os anos 2000

193

Na última semana My Chemical Romance gerou um boom ao lançar uma música depois de 8 anos sem um único lançamento, a música emo voltou a ser um tópico em pauta.

Embora a cultura e o movimento que esse tipo de música gerou ainda é parte da nossa sociedade. Ela sofreu muito nos últimos anos com a ausência das principais influências do meio.

Então, embora eles ainda estivessem por aí se reproduzindo timidamente no Tik Tok, o alcance não chegou nem perto da fama que essa tribo urbana chegou quando era uma verdadeira febre nos anos 2000.

Por isso, no post de hoje vamos relembrar um pouco sobre o que foi esse estilo musical que deu origem a um movimento gigantesco e a as principais bandas que pipocavam no fone de ouvido do pessoal.

Confira!

O que é a música emo?

Apesar da sonoridade parecer jovem, a música emo surgiu em meados dos anos 80, ou seja, há mais de 30 anos atrás. Trata-se de um subgênero do rock que trouxe uma variação entre o punk, indie e rock alternativo. E o que define é basicamente sua expressão emocional forte.

Sendo assim, as bandas consideradas precursoras desse estilo são nomes como: Sunny Day Real Estate, Jawbreaker, Weezer e Jimmy Eat World.

A palavra emo, na verdade, é uma abreviação de “emocore”. Essa por sua vez é uma união de duas palavras “emotional” e “hardcore”. Dois termos que são utilizado para caracterizar esse tipo de múdicas.

Quais os tipos de música emo?

Existem, sim, alguns estilos que estão presentes dentro da música emocore. Listamos aqui apenas os três principais, mas a música é viva e sempre é possível encontrar outros subgêneros.

Screamo

Embora não seja um caráter obrigatório, quando o Screamo está presente costuma ter uma versão mais agressiva, com seu uso de forma enfática. Essa é uma das características mais fortes de bandas como: The Used e Senses Fail.

Pop-punk

O pop-punk é uma das sonoridades que realmente popularizou o estilo musical e traz nomes relevantes como My Chemical Romance. Ele é cantado por vocais altos e trazem letras melancólicas com sonoridade agitada.

Emo rap

Sim, ele existe. E os nomes mais comuns dessa sonoridade são Kid Cudi, Lil Peep e Lil Tracy. Aqui nós temos uma união entre som do emo e do rap. As letras são sempre carregadas de dor, tristeza, isolamento e assim por diante.

Quais são as características da música Emo?

É difícil descrever com riqueza de detalhes esse tipo de música, pois cada banda traz sua própria sonoridade. Só que ainda assim, existem algumas semelhanças que podemos comentar por aqui. Então, continue a leitura e descubra mais sobre esse estilo musical e sua principais características.

Sofrimento

Aqui estamos diante dos piores sentimentos possíveis. Nesse tipo de música a crueza emocional, a turbulência e a raiva imperam nas melodias com letras cheias de palavras fortes e expressão.

Sensibilidade

Outra característica desse gênero musical é a sensibilidade. Ele é expresso através de letras complexas carregadas de emoção. Mas, o forte é o som. A sonoridade pode ser agitada quando o assunto é ódio, mas ter uma melodia mais leve e sentimental quando o tema é tristeza ou solidão. Ou seja, a sensibilidade dentro das musicas emo está na capacidade de expressar de forma clara o sentimento cantado.

A emoção é toda a base de uma música emocore.

Simplicidade

Nesse caso existe uma crueza sonora que não foi refinada. Então, diferente de outros estilos musicais que contam com acordes extremamente complexos e musicalidade altamente difíceis, o estilo emo pode ser considerado mais “acessível”.

E agora chegou a hora que você tanto esperava! Depois de explicarmos o que é esse gênero musical, é o momento de abordarmos as principais bandas nacionais e estrangeiras que deixaram sua marca dentro do cenário emo.

1.     My Chemical Romance

O frontman da banda, Gerard Way, foi o responsável pela criação dessa banda formada em Nova Jersey, logo após de testemunhar a queda das torres do World Trade Center, em 2001. Sob a obscuridade dessa data ele recrutou o guitarrista Ray Toro, Fark Iero que era guitarrista e vocalisto da banda Pencey Prep e seu seu irmão mais novo, Mikey Way. Juntos formaram um dos grupos de maior impacto no cenário.

Alguns dos maiores sucessos da banda incluem “Welcome to the Black Parade”, “I’m Not Okay” e “Famous Last Words”.

2.     Dashboard Confessional

Essa banda da Florida por Chris Carrabba nos anos 2000 começou como um projeto paralelo, mas ao longo dos anos se tornou cada vez mais famosa. Os gandes sucessos dessa banda incluem: “Screaming Infidelities”, “Vindicated” e “Hands Down”.

3. Jawbreaker

Jawbreaker é uma banda Californiana, de Santa Mônica, formada por Blake Schwarzenbach, Adam Pfahler e Chris Bauermeister. Seus hits mais famosos são: “Condition Oakland”, “Kiss the Bottle” e “Jet Black”.

4. Fall Out Boy

Essa banda de Chicago surgiu em 2001 e conta com membros formadores o guitarrista Joe Trohman e pelo baixista Pete Wentz. Depois, uniram-se ao grupo o vocalista e guitarrista Patrick Stump e o baterista Andy Hurley.

Os maiores sucessos deles incluem: “Dance, Dance”, “Sugar, We’re Going Down”, “This Ain’t a Scene, It’s an Arms Race” e “Thnks fr th Mmrs”.

5. Jimmy Eat World

Jimmy Eat World foi formado em Mesa, Arizona, em 1993, quando o vocalista Jim Adkins e o baterista Zach Lind se juntaram ao guitarrista Tom Linton e ao baixista Mitch Porter para fazer música. Alguns de seus maiores sucessos incluem “The Middle”, “Sweetness” e “Pain”.

6. American Football

American Football é uma das mais antigas de nosso lista, já que foi formada em 1997 em Illinois. Conta com Mike Kinsella, Steve Lamos e Steve Holmes. Infelizmente, embora o boom gigantesco eles só duraram até 2000.

Suas músicas mais populares incluem “Uncomfortably Numb feat Hayley Williams”, “Stay Home” e “Born to Lose”.

7. Saves the Day

Essa banda criada em Nova Jersey também é uma das nossas “vovós” por aqui 1997. Os fundadores foram o vocalista Chris Conley e o baterista Bryan Newman. Já o restante da formação passou por diversas mudanças.

Como grande hits podemos citar: “Stay What You Are” e “In Reverie”.

8. At the Drive-In

Criara pelo guitarrista Jim Ward, o baixista Kenny Hopper e o guitarrista Jarrett Wrenn essa banda texana fundada em 1994 é dona de algumas canções que já embalaram muito as noites dos adolescentes da época, como por exemplo, “One Armed Scissor” e “Arcarsenal”.

9. Panic! At the Disco

Embora a sonoridade dessa banda tenha passado por diversas etapas, ainda hoje é considerado um emo-pop pela maioria. Fundada em 2004 em Las Vegas, era composta pelos amigos de infância: Brendon Urie, Ryan Ross, Brent Wilson e Spencer Smith.

Os principais marcos são: “Lying Is the Most Fun a Girl Can Have Without Take Her Clothes Off” e “I Write Sins Not Tragedies”.

10. Taking Back Sunday

Fundada em Nova York durante o ano de 1999, Taking Back Sunday foi formado pelos guitarristas Eddie Reyes e Jesse Lacey. Mas, mais tarde o baixista John Nolan e o vocalista Antonio Longo passaram a fazer parte da composição.

No entanto, o vocalista posteriormente foi substituído por Adam Lazzara.

Seus grandes sucessos incluem “Cute Without the ‘E’” e “MakeDamnSure”.

11. Paramore

Formada no Tennessee, em 2004, os membros fundadores incluem os irmãos Josh e Zac Farro, Jeremy Davis e Hayley Williams.

Os sucessos da banda incluem: “Misery Business”, “Ain’t it Fun” e “That’s What You Get”.

12. The Used

The Used é outro grande marco dentro do cenário emo. Formada em 2001 no estado norte-americano de Utah, os membros originais eram Branden Steineckert, Jeph Howard, Bert McCracken e Quinn Allman.

As faixas mais reconhecidas são: “The Taste of Ink” e “Buried Myself Alive”.

13. Nx Zero

Agora, vamos relembrar o cenário nacional e nos enfiar em uma nostalgia incrível com os nomes brasileiros que tanto marcaram os anos de ouro dos emos no Brasil.

E quem não poderia faltar em nossa lista é a banda NX Zero. Formada em 2001 na cidade de São Paulo ela composta pelo vocalista Di Ferrero, o guitarrista e segundo vocalista Gee Rocha, na bateria Dani Weksler, o baixista Caco Grandino  e Fi Ricardo na guitarra.

Dois dos maiores clássicos da banda são: “Cedo ou Tarde” e “Razões e Emoções”

14. Fresco

Outra banda fortíssima dentro do cenário nacional foi Fresno, criada em Porto Alegre em 1999. A formação inicial era composta por Leandro Pereira no vocal, Gustavo Montovani na guitarra e Thiago Guerra na bateria. Mais tarde, Leandro deixou a banda abrindo espaço para Lucas Silveira em 2001.

Embora a formação da banda tenha passado por inúmeras alterações a sonoridade permaneceu a mesma.

Algumas das principais músicas são: “Desde quando você se foi”, “Deixa o tempo” e “Alguém que te faz sorrir”.

15. Hevo 84

HEVO84 é uma banda paranaense que trouxe um pouco dos elementos eletrônicos à música emo brasileira. Formada pelo vocalista Renne Fernandes, guitarrista Bernardo Bombriz, baixista Rodrigo Suspiro e baterista Daniel Perim.

Os principais sons que marcaram a trajetória da banda foram: “passos escuros” e “minha vida é você”.

Agora que você já conhece as principais bandas do cenário emo, que tal compartilhar esse post?

Ah, sentiu que faltou alguma? Então, coloque aqui nos comentários para enriquecer ainda mais nossa seleção!

Artigo anteriorCardi B revela que está com dificuldades técnicas para lançar nova música
Próximo artigoAvril Lavigne faz bela apresentação no Juno Awards